Cercada de expectativas, a 1ª Copa Vela de Juazeiro (BA) – que já foi batizada de Copa Nordeste – reuniu na manhã de ontem (16) mais de 100 velejadores de 12 Estados brasileiros, que travaram uma grande disputa nas águas do Rio São Francisco. O evento marcou os 144 anos de emancipação do município, celebrados na última sexta-feira (15).
A prefeita Suzana Ramos fez a abertura oficial da competição e destacou a importância desse evento náutico. “É uma alegria imensa trazer essa competição para Juazeiro, reunir pessoas do país inteiro aquecendo a economia local e valorizando as riquezas de nossa cidade como o espelho d’água que é o Rio São Francisco. O momento é de celebração, pelas conquistas e investimentos que a nossa cidade tanto aguardou”, destacou.
Rodolfo Giordano, um dos competidores, veio de Brasília (DF) e elogiou o acolhimento do município com os participantes. “Eu estou apaixonado por Juazeiro desde o lançamento do evento. A recepção tanto da população quanto da gestão municipal foi belíssima, e eu espero sempre voltar a Juazeiro para competir nesse rio que é grandioso“, enalteceu.
Aprovação
O mototaxista Francisco José aprovou a Copa Vela, que lhe proporcionou um aumento na sua renda. “O evento está maravilhoso, é uma novidade para Juazeiro, que estava precisando muito de um evento desse porte”, disse. Já Marina Mendes saiu de Petrolina para prestigiar a prova e ficou encantada. “Isso é incrível, ver o colorido nas águas, bandas leves cantando e animando o público, com estrutura e organização diferente em um ambiente superapropriado para comemorar o aniversário dessa cidade que é a minha vizinha preferida“, declarou.
Além do espetáculo nas águas, a animação musical ficou por conta das bandas Soda Solta, Afro Seregal, Vapore e Xandão, que fizeram os shows na beira do rio durante as competições.
Programação
Neste domingo (17) acontecerá a final da Copa Vela, que vai premiar os melhores do título Norte e Nordeste de Windsurf. A final acontecerá a partir das 9h e vai contar com shows das bandas Doctor Blues, Lara Bless, Samba de Mezza e Matheus Torres, fechando o evento com chave de ouro.