Cerco a donos de terrenos baldios em Petrolina começa a se fechar

por Carlos Britto // 06 de julho de 2011 às 19:00

O cerco aos proprietários de terrenos em Petrolina começou a ser fechado. Por determinação da Secretaria Municipal de Ordem Pública, quem tiver um ou mais imóveis na cidade ficará obrigado a murá-los num prazo de 60 dias.

O objetivo da medida, segundo o secretário Marcelo Cavalcanti, é evitar que esses terrenos virem locais de depósito de lixo, entulhos e outros materiais jogados por terceiros.

Três funcionários da Secretaria vão circular em motocicletas fazendo um levantamento, em toda a cidade, para atualizar o cadastro de terrenos existentes. Depois de localizá-los, a equipe vai buscar informações sobre os proprietários através de informações na prefeitura, cartório e outras repartições similares.

Atualmente Petrolina tem registrados 80 lotes e em todos estes, segundo Marcelo, há um caso de terreno abandonado. O secretário explica que esse trabalho vai começar “de dentro para fora”da cidade e não tem prazo para terminar. “Vamos começar pelos terrenos da área central da cidade até aqueles nos bairros mais afastados”, informou.

Os donos serão notificados e terão um prazo de 60 dias para murar seus terrenos. Se não seguirem a determinação, serão multados.

Cerco a donos de terrenos baldios em Petrolina começa a se fechar

  1. Amaral disse:

    não entendi o objetivo dessa medida, vão contunuar jogando lixo por cima do muro, e o pior… vai dificultar o trabalho dos agentes de saude na verificação dos focos de dengue

  2. Denira disse:

    Ta ai, coisa boa que a prefeitura vai faser
    essa ai eu aprovo.

  3. Cidadã disse:

    Otíma notícia moro próximo ao um terreno baldio, aqui bem próximo a associação de moradores do bairro Vila Eduardo e o lixo quase já feixou a rua, não culpo a prefeitura pois o caminhão do lixo passa três vezes na semana> E alguns moradores vem despejar suas sujeiras aqui neste terreno sem falar nas queimadas de animais mortos que também são jogados lá. Espero que com essa atitude da prefeitura o dono tome uma providência.

  4. Aureliana disse:

    Parabéns, Marcelo Cavalcanti
    Espero que você tenha mesmo pulso para regularizar esta situação caótica em Petrolina.
    É muito grave, eu diria até, que seria um caso de Saúde pública, esses terrenos baldios, são verdadeiros criatórios do mosquito da dengue, além insetos e roedores.
    Estou torcendo que você Marcelo consiga este pleito.

  5. Petrolina disse:

    Parabéns secretario pela iniciativa só a sim acaba com este costume desses carroceiros e pessoas sem educação de jogar lixo nos referidos terrenos.

  6. Petrolina disse:

    Parabéns secretario
    Espero que senhor mande a fiscalização ao bairro Jardim Imperial, pois os carroceiros e pessoas jogam lixo nos terrenos baldios.

  7. DEOMIRO SANTOS disse:

    Os terrenos baldios são um problema que afeta a saúde pública. É importante que os proprietários se conscientizem e mantenham seus terrenos limpos.

    Criam-se problemas com a falta de uma política de coragem para criar uma taxa de punição para esses proprietários, a exemplo da ZONA AZUL. Esses proprietários usam os terrenos para a especulação e não faz o mínimo que é deixar os mesmos limpos.

    Dúvido o Secretário suportar a pressão desses proprietários ricos e amigos do Prefeito e dos demais vereadores.

  8. FabioPorto disse:

    Interessante Secretário. porque essa medida só veio ser tomada nesse momento? NO final do terceiro ano de mandato? E por favor cumpra o Código de Postura, pois o sterrenos não podem ser cercados com arame como o que foi feito com aquele ao lado do Shoping, e sim murado como diz a reportagem. Faça cumprir a Lei como vocês dizem com todos.

  9. mariana disse:

    Só tem um porém esse terreno aí é na verdade do povo e não de particular,foi invadido por uma ês candidata a vereadora,que não implacou como vereadora e daí resolveu pegar um pedaço do que é de todo povo,um terreno publico,esse terreno fica no bairro josé e maria no final da rua rio Paraguai,é só esses três funcionários da prefeitura de petrolina ir até lá e conferir.

  10. tadeu.sá disse:

    Carissimo Dr. Marcelo,
    Bom dia.

    A noticia dos terrenos baldios em nossa cidade é um problema cronico. Espero que V. Sa com o prestígio que contajunto ao nosso prefeito, consiga levar em frente esta medida, pois somente os mais abastados é que tem terrenos sem murar.Cito o exemplo : aquele que fica na frente do Estádio Paulo Coelho, próximo a uma praça abandonada, que somente está amotoando lixo e que os moradores da redondeza clamam por urgentes providencias, visto que eles é quem mandam limpar o citado terreno.

    Aproveitando a oportunidade, pedimos ao Prefeito que cuida das pessoas e dos patrimonios públicos, um projeto para a praça “Vila Rica” que nunca foi inaugurada e está servindo para juntar viciados, casais inescrupulosos, ponto de assaltos à estudantes e demais transeuntes que por ali passam. Alem de estar servidndo para servir de deposito de fezes dos “cachorrinhos das dandocas”. Acredito no seu trabalho Dr. Marcelo.

    Um abraço do amigo e de toda esta comunidade que ali residem.

  11. RoG disse:

    Ninguem vai jogar lixo por cima do muro….

    Uma Simples cerca resolveria.

    EU QUERO É VER O POLÊMICO TERRENO AO LADO DO SHOPPING SER MURADO !!! heHehHEHE

    Aguardo ansiosamente.

  12. leitor disse:

    Essa medida do secretário não vai funcionar, não tem aparato jurídico para tal medida.
    Não possuo terreno, mas so vejo gente lisa reclamando de quem tem terreno descupado.
    A prefeitura tem obrigação de fiscalizar e punir quem suja e manter os terrenos limpos.
    O IPTU serve pra que secretário?

  13. Desconstruidor de Discurso disse:

    Demorou. Porém, antes tarde do que nunca. No entanto, eu desconfio que a medida tem outro fim. Hoje, a Prefeitura de Petrolina é a maior especuladora de imóveis na cidade, basta ver as avaliações que se faz na hora de se cobrar o ITBI, um absurdo. Infelizmente a Câmara fica calada, nada faz para barrar essa orgia tributária do executivo. Assim, essa medida cheira-me mais a um aumento dos tributos. Arrecadar sim; fazer melhorias para os bairros que mais pagam tributo, não, pois ali não tem voto.

  14. Betânia disse:

    Ah!
    Aposto como essa medida JAMAIS será administrada.
    Sabem o porquê?
    Tem diversos terrenos baldios de pessoas “importantes” politicamente e se Marcelo for levar esta medida em frente ele vai perder seu CARGO.
    Certamente ele não vai cair nessa, ou VAI?
    Espero que a punição não seja só para os menos favorecido, ou seja, para as pessoas de bem, que realmente COMPRARAM seus terrenos.

  15. Adriana Santana disse:

    Sugiro que começem pelo bairro Caminho do Sol, lá a quantidade de lotes abandonados por donos que só visam especular é gritante. Só servem de ponto de lixo e local pra bandidos se esconderem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários