A cerveja de umbu da marca Graveteiro, primeira cerveja artesanal produzida pela Agricultura Familiar no Estado – especificamente no Norte baiano, através da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) -, acaba de dar um importante passo na distribuição da sua produção, a partir de uma parceria firmada com a Ambev. A Coopercuc é apoiada pelo Governo do Estado.
O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia que marcou a parceria, ocorrida no último final de semana durante a 14ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que aconteceu no Parque Costa Azul, em Salvador. “A Ambev está colhendo um produto que as cooperativas vinham trabalhando há muito tempo, apresentando ao mundo um produto agroecológico, que respeita o trabalho decente, que respeita a caatinga. Por outro lado, a agricultura familiar se beneficia da marca da Ambev para ver o produto circular”, completou Jerônimo.
O primeiro lote da cerveja tipo saison com umbu começa a ser distribuído nesta segunda-feira (18), com 8 mil unidades na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e São Paulo. No começo de 2024, o produto passará a ser comercializado em todo o Brasil. “Essa é uma cerveja que já está consolidada no mercado, mas que a gente tinha um desafio de dar escala ao produto. Então, buscamos a parceria para expandir e trazer ainda um sabor mais essencial para o consumidor, mantendo a qualidade que é referência dos nossos produtos”, destacou o coordenador comercial da Coopercuc, Dailson Andrade.
Que produzam sua matéria prima (plantando umbu) para não faltar para o consumo in natura da população.