O Programa Chapéu de Palha iniciou os pagamentos dos beneficiários da modalidade fruticultura irrigada em Pernambuco. Neste momento, estão sendo pagas duas parcelas iniciais referentes aos meses de março e abril. De acordo com o governo do estado, os demais pagamentos seguirão de acordo com o calendário do Bolsa Família.
Essa iniciativa disponibilizará cerca de R$ 1,6 milhão e beneficiará mais de 4.000 trabalhadoras e trabalhadores cadastrados na região do Sertão do São Francisco. Em 2023 serão destinados mais de R$ 40 milhões para o pagamento das bolsas, capacitações e educação no campo.
Chapéu de Palha
O programa tem o propósito de minimizar os impactos do desemprego ocasionado pelos períodos de entressafra em todas as regiões do estado. O público-alvo são trabalhadoras e trabalhadores da cana-de-açúcar, fruticultura irrigada e, também, as pescadoras e pescadores artesanais.
Pelo visto a política assistencialista com o região do São Francisco vai continuar. Espero que Raquel mude esse pensamento proviciano de grandes investimentos no litoral e esmolas para o nosso Sertão. Queremos hospitais, policiais, indústrias, tecnologia, faculdades etc. Chega dessa bobagem de “arranjos locais”. Como se criar bode e plantar mandioca desenvolvesse algum lugar. E é isso que o governo estadual sempre nos ofereceu.