Cheias do Rio São Francisco são ciclos que se repetem

por Carlos Britto // 22 de janeiro de 2023 às 10:39

Foto: reprodução

Não é de hoje que a cheia do Rio São Francisco causa frisson entre a população de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), as duas mais importantes cidades do Vale. O nível elevado do Velho Chico já foi registrado em décadas passadas, a exemplo do final dos anos 70.

Na foto histórica, em 1979, dá para se ter uma ideia daquela cheia pela nível da água nas colunas de sustentação da Ponte Presidente Dutra, que liga as duas cidades. Enquanto uns apenas contemplavam a cena, outros mais ousados arriscavam um mergulho.

Outras cheias, depois de 79, já se repetiram – a exemplo de 2022 e deste ano. Certamente, num futuro próximo, outras virão porque fazem parte de um ciclo. É assim que a natureza funciona.

Cheias do Rio São Francisco são ciclos que se repetem

  1. Valdeci Goncalves dos santos disse:

    Infelizmente o q acontece c/o velho Chico é a irresponsabilidade quanto a conscientização das pessoas
    Na preservação desse importante rio perene,deixando muito lixo possivelmente em toda a sua extensão.
    Adquiri um rancho próximo a ele em três Marias/mg e não
    Acreditei no q vi com tanto descaso quanto a sujeira nas suas beiras: o acumulo de lixo encontrado ali é de assombrar,destacando o quanto de garrafas seja Pets e de vidros é de causar espanto.INFELIZMENTE.

  2. Vovô disse:

    Lembro-me como hoje. Em 1979 eu tinha 11 anos, pulava-mos do cais, nas proximidades do posto Orla e nadava-mos até o restaurante panorâmico, hoje Haus beer.

  3. João Gonçalves Da Silva disse:

    Eu vivi esse momento tinha 11 anos até hoje tenho guardado na memória saudades dessa época tudo era maravilhoso agente podia ficar sentado na porta da casa sem medo de ser roubado conversava com os amigos vizinhos era bom demais

  4. Vilson Carlos Barreto da Gama disse:

    Eu moro a 💯 km de Xique Xique. Nesse ano eu fui com meu pai ver a cidade inundada. Fretamos um paquete e fizemos um passeio pelo Rio. Almoçamos peixe frito em uma barraca. Eu tinha 13 anos. Jamais esquecerei esse momento da minha vida. Foi marcante.

  5. Fabricio Ribeiro de Melo disse:

    Em 1979 não passou de momento irresponsável com intensão de demonstrar grandeza aos políticos! Na época deixou o volume da barragem no máximo, não se importando com os apuros dos ribeirinhos, os mesmos que muitos deles não cuidam do grandioso são Francisco que muito explorado…

  6. Fui um soldado do exército brasileiro no ano de 1979 meu nome de guerra Xavier número matrícula 225 trabalhei no salvamento de bens materiais e pessoas foi 79 quando eu vi o velho Chico lavando ruas praças nos bairros de nossa querida Juazeiro da Bahia fiz com muito carinho e dedicação ajudando os meus irmãos juazeirense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários