A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou uma operação especial dos reservatórios para promover o controle das águas, tendo em vista que o período úmido na região se estende até abril, diante da condição de cheia na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Nesta quarta-feira (12), serão elevadas as vazões de todas as hidrelétricas da Chesf, no Velho Chico, gradativamente, com previsão de abertura de comportas (vertimento) a partir do dia 14. No dia 24 de janeiro, a vazão praticada a partir das usinas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE) será de 4mil metros cúbicos por segundo (m³/s), como este Blog já divulgou ontem (11).
Como as chuvas ocorrem até abril, na Bacia do São Francisco, a direção da Chesf acrescentou que há grandes possibilidades de o Reservatório de Sobradinho voltar a atingir armazenamento próximo a 100%, como no período úmido 2019/2020.
O foco do atual momento é o estreitamento do relacionamento da Chesf com as Defesas Civis e Prefeituras para que estejam cientes da elevação do nível do rio. As prefeituras e as defesas civis, além de diversas entidades, já foram comunicadas pela Chesf da liberação de água necessária para o controle de cheia.