A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que a vazão liberada do Reservatório de Sobradinho (BA) para o patamar de 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) permanecerá até o dia 3 de fevereiro. A recomendação partiu do Operador Nacional do Sistema (ONS), diante das fortes chuvas no Sudeste – especialmente em Minas Gerais.
Segundo a Chesf, esses valores ainda podem ser alterados a depender da necessidade de atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo diversas regiões do país. A Companhia reforçou também que a situação hidrológica da região está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações em função da evolução das chuvas e das vazões na bacia do Rio São Francisco.
“A vazão máxima de 4.000 m³/s não deve extrapolar a calha principal do Rio São Francisco e corresponde à metade do valor da descarga de restrição no trecho de Sobradinho até a foz, qual seja 8.000 m³/s. A operação que está sendo realizada segue os padrões estabelecidos”, frisa a Chesf, que também recomenda a não ocupação das áreas ribeirinhas localizadas na calha do rio, durante esse período.