A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) quer reduzir mais uma vez a vazão da Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia. Atualmente o lago está operando com uma vazão de aproximadamente 840 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), mas a Companhia já pediu autorização à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Ibama para diminuir para 700 m³/s.
“Essa nova flexibilização, caso venha a ser adotada, visa a minimizar o deplecionamento de Sobradinho, objetivando a segurança hídrica na Bacia do São Francisco, que poderá ser de fundamental importância, caso o próximo período úmido se apresente com condições hidrometeorológicas semelhantes as que vêm sendo observadas nos últimos quatro anos”, ressalta a Chesf, em nota.
O pedido foi encaminhado à ANA e ao Ibama no último dia 12 pelo superintendente de Operações e Controle de Transmissão de Energia da empresa, Ruy Barbosa Pinto Júnior. Vale frisar que o Lago de Sobradinho está com 16,8% de sua capacidade total de armazenamento, segundo boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado ontem (15). (foto/reprodução)