Para tentar diminuir o prejuízo causado pelo período de chuva este ano, os produtores rurais de Juazeiro (BA) decidiram antecipar a colheita de uva na região do Vale do São Francisco. Com os temporais, proprietários calculam prejuízo de 70% da produção, o que eleva também o preço da fruta para os consumidores.
Valdemiro Rodrigues é um dos produtores com a plantação afetada pela chuva. Por causa do grande volume pluvial, as frutas da sua produção perderam consistência e não puderam ser levadas para venda no mercado.
“Choveu mais de 700 milímetros e a fruta não aguenta. O tempo ainda é de chuva e as perdas podem aumentar. Com isso, 70% já se considera perdido”, lamentou.
A produção de Valdemiro gera cerca de 20 toneladas de uva por hectare. Por causa do volume de chuvas, o número caiu, neste semestre, para cerca de sete ou oito toneladas por hectare.
Por causa da escassez do fruto no mercado, o preço também sofreu alta. Em dezembro, a caixa de 20 quilos custava cerca de R$ 70. Hoje, o material é comercializado a R$ 170.
“Comparando o preço de hoje para o de dezembro, tem um aumento de quase 150%. Com a diminuição da oferta, aumenta a procura e, consequentemente, o preço”, pontuou Valdemiro. A esperança do produtor agora é esperar o segundo semestre e tentar recuperar parte do prejuízo.