UBSs, escolas e creches voltam a funcionar em Petrolina após chuvas intensas

por Carlos Britto // 05 de abril de 2024 às 15:00

Foto: Reprodução redes sociais

Após um período de chuvas intensas que levaram à suspensão das atividades em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Petrolina, o secretário de Saúde, João Luís, informou, através das redes sociais do município que todas as unidades já estão operando normalmente nesta sexta-feira (5).

Embora as chuvas tenham diminuído e o sol tenha surgido, ainda há previsão de mais chuvas para os próximos dias. “As equipes estão trabalhando incansavelmente para minimizar os danos e evitar novos problemas”, afirmou o prefeito Simão Durando, no seu perfil no Instagram.

Desde o início do dia, as equipes estão nas ruas realizando uma série de ações, que incluem drenagem, desobstrução de galerias e canais de escoamento, recolhimento de lixo descartado irregularmente e acolhimento aos desabrigados. “Essas ações visam mitigar os problemas causados pelas chuvas intensas”, complementou.

A população é aconselhada a permanecer vigilante. Em caso de emergência, deve-se ligar para o número 153. As equipes da Defesa Civil, da Infraestrutura e do Social estão prontas para atender.

Escolas e Creches

A prefeitura também informou, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), que as 30 unidades da rede municipal também retornaram às aulas hoje. As suspensão nessas unidades teve como objetivo garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação, além de assegurar a realização de serviços emergenciais, como reparos, limpeza e reorganização dos espaços que foram atingidos pelo temporal.

A única ressalva é para a unidade Nossa Senhora Auxiliadora, que está atendendo somente as turmas do anexo, pois a sede está sem energia em razão do não comparecimento da Neoenergia Pernambuco para reestabelecer a eletricidade. A carga que está chegando na instituição só consegue acender as luzes do espaço.

O que diz o INMET

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), toda a região Nordeste continua sendo atingida por chuvas fortes. Nas últimas 24 horas, os maiores volumes registrados foram em Teresina (PI) com 89,6 mm, Petrolina (PE) com 87,1 mm e Chapadinha (MA) com 83,6 mm. Em Petrolina, o total de chuva desta quinta-feira (4) foi quase o dobro da média climatológica para o mês. Esse valor corresponde ao terceiro maior total em 24 horas, desde 1961, abaixo dos 116,6 mm verificados em 08/04/2014 e 90,9 mm registrados em 28/04/1974.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários