A Cia Biruta de Teatro vai promover, entre os dias 5 e 8 de dezembro, no CEU das Águas, em Petrolina, a Mostra ‘Biruta 16 anos – Coletividades Teatrais no Interior de Pernambuco’. Com entrada gratuita e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as atividades, o evento vai reunir apresentações artísticas, trocas, diálogos, encontros e mesas redondas com artistas do Interior de Pernambuco e da Bahia. A ação acontece com apoio da Prefeitura de Juazeiro (B) e incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura Geral 2022/2023.
Além de celebrar os 16 anos da Cia Biruta, a mostra tem como objetivo incentivar e dar visibilidade às produções teatrais desenvolvidas no Interior, por grupos, coletivos e artistas independentes. “A mostra carrega esse aspecto celebrativo, em alusão aos 16 anos de existência da Cia Biruta, mas é mais que isso. Aproveitamos esse momento festivo para gerar intercâmbios culturais, trocas, encontros, diálogos e registros, que se concatenam tanto à trajetória do grupo, quanto à resistência em coletividade dos territórios culturais e afetivos gerados pelo teatro“, pontua Camila Rodrigues, uma das produtoras.
Nesta edição, a curadoria da Mostra terá como tema ‘Coletividades Teatrais no Interior de Pernambuco’, valorizando a sustentabilidade cultural e a trajetória dos grupos e artistas. “Queremos chamar a atenção para as discussões sobre coletividades, territorialidades, memória e geração de redes de apoio e de afeto que possibilitam a sustentabilidade do fazer teatral localizado às margens dos grandes centros. Preparamos uma programação com a presença de artistas de Exu, Juazeiro, Ingazeira e Petrolina, a fim de ampliar essa rede de apoio e de trocas culturais“, explica Letícia Rodrigues, também produtora do evento.
A abertura da Mostra acontecerá às 14h, com a apresentação do espetáculo ‘Heróis do Maravilhoso’, da Cia de Teatro e Dança Traquejo (Exu-PE). Mais tarde, às 19h, o público vai poder conferir o show ‘Brechas’, de Moesio Belfort (Juazeiro-BA). A programação completa e outros detalhes podem ser acessados no link. (Texto: Eneida Trindade/para o Blog)