Cia Biruta inscreve para oficina gratuita de preparação corporal de atores

por Carlos Britto // 29 de abril de 2024 às 21:00

Foto arte: divulgação

A Cia Biruta de Teatro está com inscrições abertas para a oficina “Corpo em Redemoinho”. O projeto prevê a oferta de 20 vagas e visa à preparação corporal de atrizes e atores do Vale do São Francisco, com foco no conjunto de investigações da Cia Biruta sobre as matrizes gestuais da cultura ribeirinha e suas práticas populares de resistência.

Podem participar da oficina os artistas e estudantes da cena teatral, com nível intermediário e que tenham mais de 16 anos. Interessados podem se inscrever até o dia 2 de maio ou até o preenchimento das vagas, através do formulário digital.

O ponto de partida do projeto, que conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, é a experiência de pesquisa do grupo teatral com as práticas populares das margens do rio São Francisco, no interior de Pernambuco. “A oficina partilha a elaboração de exercícios de consciência, ritmo, equilíbrio, energia, organicidade e dilatação corporal para construção de uma presença cênica fundada nos referenciais do nosso território, ampliando o repertório sensível da atriz/ator com imagens, sonoridades e memórias do seu contexto cultural“, explica Cristiane Crispim, que é oficineira e produtora do projeto.

Os encontros serão realizados de 5 de maio a 2 de junho, sempre aos domingos, das 9h às 13h, no CEU das Águas, em Petrolina, com carga horária total de 20h e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao longo de todo o curso. O projeto ainda prevê o intercâmbio cultural com a liderança quilombola Maria Senhora, integrante do Reisado da Mata de São José , de Orocó (PE), Sertão do São Francisco. Em sua participação, a convidada apresentará a sua história, as canções e os passos do reisado de sua comunidade.

As aulas serão ministradas pelos integrantes da Cia Biruta, Cristiane Crispim e Antônio Veronaldo, com a monitoria de Camila Rodrigues e Letícia Rodrigues. A produção do projeto é assinada por Cristiane Crispim, a assistência de direção será de Amanda Martins, a interpretação em Libras realizada por Rita Silva e Maria Senhora será a mediadora de vivência com o Reisado.

Mostra

O final da oficina será marcado por uma mostra, na qual serão apresentados os resultados dos encontros, com exercícios cênicos e a apresentação do Reisado do Quilombo da Mata de São José. Mais detalhes podem ser acessados pelo link disponível. (Texto: Eneida Trindade/para o Blog)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários