Pernambuco registra o maior número de mortes de candidatos a vereador no Brasil durante a campanha eleitoral de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde o início da corrida eleitoral, cinco postulantes ao cargo de vereador faleceram no Estado, sendo que um dos casos envolveu homicídio.
O candidato José Sebastião Silva, conhecido como “Tião de Dois Leões”, filiado ao Republicanos em Pombos, foi morto a tiros em agosto, na cidade de Vitória de Santo Antão (Mata Sul). As demais mortes foram causadas por motivos naturais, segundo informações do Tribunal. Os candidatos que faleceram eram de Paulista, Moreno, Itambé e Taquaritinga do Norte.
De acordo com o TSE, no Brasil foram registrados 75 óbitos de candidatos entre os mais de 462 mil que disputam cargos nas eleições de 2024. Pernambuco contabiliza, no total, 16.008 candidaturas – os cinco falecimentos correspondem a 0,031% desse total.
Em casos como esses, os partidos podem substituir os candidatos falecidos no prazo de até 10 dias após a comprovação do óbito. A campanha em Pernambuco continua com um total de 15.030 candidatos a vereador com registros deferidos, enquanto 263 pedidos ainda aguardam julgamento.