Foi divulgado esta semana o resultado dos seis casos suspeitos de Gripe H1N1 em Juazeiro. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, cinco deles tiveram resultado negativo e apenas o diagnóstico de um caso – de uma mulher de 40 anos, coletado pelo Hospital Universitário em Petrolina – ainda está para ser concluído.
Até o momento são três casos confirmados, com um óbito. De acordo com o diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado, os outros dois pacientes foram acompanhados pela Vigilância Epidemiológica e já estão curados, fora de qualquer complicação.
O diretor voltou a afirmar que Juazeiro não vive nenhum surto e nem risco de epidemia. “O trabalho de prevenção permanece porque o vírus está circulando. Todos os profissionais já foram orientados e é importante que as pessoas fiquem atentas a algumas medidas para evitar a transmissão da influenza ou de outras doenças respiratórias, como evitar locais aglomerados e lavar sempre as mãos”, ressaltou.
De acordo com a assessoria de comunicação da Sesau, na última campanha, o município atingiu cobertura superior à determinada pelo Governo Federal. A cobertura vacinal ultrapassou a meta mínima de 80%, vacinando 82,71% do público alvo (28,9 mil pessoas).
Quem sentir os sintomas da Gripe H1N1 deve procurar os postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede, das 8h às 13h, no interior. Nos fins de semana, a comunidade deve se dirigir ao Hospital da Criança, maternidade, UPA 24 horas e Hospital Regional.