‘Cinquentinhas’ voltam a ficar na mira do Detran-PE

por Carlos Britto // 03 de julho de 2012 às 09:50

Em mais uma tentativa de diminuir os acidentes envolvendo motos de 50 cilindradas, as chamadas ‘cinquentinhas’, o governo do estado fechou ainda mais o cerco aos condutores desse tipo de veículo. Desde ontem (02), quem estiver conduzindo as cinquentinhas sem capacete ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá o veículo apreendido e levado para o depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).

Antes, bastava que outra pessoa habilitada e de capacete fosse indicada pelo motorista flagrado para liberar a cinquentinha. Com a nova medida, decidida ontem durante reunião do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, o proprietário que quiser recuperar o veículo precisará desembolsar, pelo menos, R$ 70 pelo guincho e por uma diária do depósito.

O coordenador do comitê, o médico João Veiga, explicou que as motos também serão inspecionadas para verificar se tiveram a cilindragem alterada. “Verificamos que houve um aumento de acidentes com esse tipo de veículo. E na maioria dos casos são crianças com 14 anos ou menos que estão pilotando. Também registramos muitos casos em que logo após a liberação da moto, o condutor sem CNH e capacete pegava o veículo de novo. Agora isso não vai acontecer mais”, destacou.

Segundo Veiga, como uma liminar da Justiça impede que essas motos sejam notificadas pela placa, a notificação será pelo chassi. “Muitos proprietários de cinquentinhas estão alterando a cilindragem de 49 para 99. Isso é perigoso, pois registramos acidentes com esses veículos chegando a 100 quilômetros por hora. Se a alteração for confirmada, o caso será encaminhado à delegacia”, explicou.

O médico ressaltou que também foi percebido um aumento no número de acidentes em que crianças e adolescentes conduziam cinquentinhas. De acordo com ele, de 35 colisões envolvendo motos 50 cilindradas no mês de março, mais da metade das vítimas tinha 14 anos ou menos.

Apoio

O coordenador do comitê afirmou que vai solicitar o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife e dos órgãos municipais de trânsito de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.

Em outubro do ano passado, uma decisão do desembargador José Ivo de Paula Guimarães, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou que o Detran-PE não pode registrar, licenciar nem fiscalizar os condutores das cinquentinhas, devido à ausência de uma lei municipal específica. A decisão do magistrado atendeu a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores de Moto, Motoqueiros e Motoboys, no primeiro semestre de 2010. (Do JC Online)

‘Cinquentinhas’ voltam a ficar na mira do Detran-PE

  1. Adão disse:

    Já estão querendo IPVA das pobres cinquentinhas??

    1. Mais que certo disse:

      IPVA = Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

      Se o governo usa o IPVA recolhido corretamente, não vem ao caso no momento, mas, “cinquentinhas” também são veículos automotores, tem que pagar sim, tem que ter CNH, tem que usar capacete.

      E outra, deviam passar TODAS sem exceção por vistoria, até mesmo em blitz da vida, pois, MUITAS são 50tinhas turbinadas, com motores modificados.

  2. Kmonge disse:

    Se quizesse seria JUSTO.

  3. nina disse:

    É isso. Qro ver tb nos Projetos irrigados e nos bairros de Petrolina. É um absurdo o que presenciamos. DETRAN neles!!!!!

  4. oxi disse:

    essas cinquentinhas de cinquentinhas não tem nada, tava na hora de alguém assumir o lugar dos pais com relação a estes veículos que na maoioria das vezes são conduzidos por menores, financiados pos seus pais e “irresponsáveis”. Esses guris só pilotam esas máquinas nas ruas das cidades porque tem a anuências de seus pais.
    Se nós temos filhos nesta idade (14 anos) eles só andam de cinquentinha se nós pais patrocinarmos.

  5. kidi bengala disse:

    Meus parceiros, muita gente que não é habilitado precisa desse veiculo pra se locomover ao seu trabalho .
    Eu não tenho habilitação e vou continuar andando !

  6. Y. R. S. R. disse:

    Na minha opnião, deveriam ser mais rígidos para esses que abusam em cima dessas ciquentinhas, quando crianças(menores) pilotam essas motos com suas características alterada, sem capacete e fazendo arruaças pelas ruas. No meu caso sou deficiente e não tiro CNH pra moto, só pra carro, mas não tenho condições de comprar um e necessito de uma pra trabalhar e ir pra faculdade, e sabemos que existe pessoas responsáveis que por algum motivo justo não conseguem tirar a sua carteira.

    meu trabalho e meus estudos, como ficam ?

  7. V.v disse:

    E quanto as pessoas que trabalham nas fábricas,e guando elas fecharem e o estado aumentar o número de desempregados e os expostos fizerem falta… Só pensaram em taxas e proibição.

  8. Antonio Carlos disse:

    Que houve um aumento de acidentes com esse tipo de veículo. E na maioria dos casos são crianças com 14 anos ou menos que estão pilotando. A culpa são dos pais que entrega uma motocicleta desse porte aos filhos de menores. Além de pilotando sem capacete, subindo nas calçadas e não se respeita o semáforo. É
    É obrigatório ter CNH para pilotar motocicleta abaixo de 100 … Ok. concordo e parabenizo o trabalho do Governo nesse aspecto, porque 50 cc, é preciso a motoneta ser emplacada? possuindo a CNH na categoria ” A”. ….. Toda moto cinquentinha o condutor deve ter uma habilitação …

    1. Lucas venceslau disse:

      eu tenha uma e tenho 16 anos uso p ir ao colégio trabalho e curso..é meu meio de transporte e ai?tudo é longe porque nao abrem uma lei p CNH aos 16 para as cinquantinhas mesmo q emplaquem…seria otimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tô vendo duas Drogasil, duas Pague Menos e duas Permanente ali!!