Procedimento cirúrgico por meio de câmera é realizado pela primeira vez no Hospital Universitário

por Carlos Britto // 12 de março de 2014 às 18:32

Cirurgia 2CirurgiaA equipe médica do Hospital Universitário (HU) da Univasf, em Petrolina, realizou a primeira cirurgia de videolaparoscopia – técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada com o auxílio de uma câmera. O procedimento é considerado menos agressivo ao paciente, já que não são realizados cortes profundos, abertura de parede abdominal e o risco de sangramentos é bem menor.

De acordo com o coordenador de Cirurgia Geral, Hugo Alessi, a técnica representa um importante passo para o hospital público que abrange mais de 52 municípios. Para ele, com a implantação da cirurgia por videolaparoscopia será possível atender uma demanda maior de pessoas.

“O paciente terá um período de internação curto, permanecendo de um a dois dias na unidade hospitalar e isso será um fator que diminuirá a superlotação na unidade”, destacou.

O procedimento é realizado com a introdução de uma microcâmera no abdômen do paciente. As imagens são projetadas em uma tela de LCD, permitindo que o médico visualize os órgãos com mais precisão. “Por isso são cirurgias mais seguras e rápidas, com menor cicatriz cirúrgica e recuperação mais rápida do paciente”, explicou o médico. (Fonte/fotos: Ascom HU)

Procedimento cirúrgico por meio de câmera é realizado pela primeira vez no Hospital Universitário

  1. Cidadão disse:

    Uau !!! É impressionante como uma técnica que já não é tão nova (para não dizer antiga) foi realizada pela primeira vez no HU de Petrolina. Isso mostra que a medicina em Petrolina ainda tem muito que avançar. Realmente, espero que a Univasf esteja a altura do desafio, pois ele não é pequeno.

    1. KELY BASTOS disse:

      Muito impressionante mesmo. Tenho que concordar com você. Como a vida é bela!
      Se for viajar, viaje com a Taranto Viagens. Instagram: @tarantoviagens @kelytararantoviagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários