As críticas acerca das mudanças promovidas pela Prefeitura de Petrolina no Centro da cidade continuam. Num e-mail enviado ao Blog, a cirurgiã dentista Helena Gomes, demonstra todo seu aborrecimento e lamenta as medidas.
Confiram:
Estou impressionada com o amadorismo das pessoas que estão realizando mudanças no sistema viário de nossa cidade. É lamentável saber que a população não é ouvida quando se trata de assuntos que lhes dizem respeito. Existem muitas perguntas que eu gostaria que fossem respondidas em relação a esse assunto, mas posso resumi-las em três:
-Qual o engenheiro de trânsito que planejou essas mudanças?
-Por que a Avenida Guararapes tornou-se via de mão única?
-Qual o propósito das mudanças? desafogar o trânsito caótico da cidade ou piorar de vez? pois pelo que eu sei, nenhuma nova rua ou avenida foi aberta para criar alternativas de deslocamento das pessoas através dos meios de transportes existentes na cidade. É uma pena ver Petrolina ainda passando por retrocessos no percurso de seu desenvolvimento.
Dra. Helena Gomes/Cirurgiã Dentista – residente em Petrolina há 34 anos
Temos que reconhecer que os Gestores da EPTTC de Petrolina tem uma grande qualidade: “está sempre mudando o trânsito, acredito eu que com a intenção de acertar.
Agora leiam o que diz Ferdinand Porsche (1875-1951): “Mudar é fácil, difícil é melhorar”
Ou seja, infelizmente o provébio acima está cada vez mais atualizado.
Vocês cometeram diversos erros em mudar o trânsito da Avenida Guararapes e no entorno. Como pode transformar uma das avenidas mais largas de Petrolina em mão-única?????????
Doutor, não adianta tirar o trânsito de uma avenida larga e distribuibir para ruas estreitas.
Além do mais, vocês estão implementando as mudanças de modo 100% errado. E digo mais, não é preciso ser especialista em trânsito para saber que primeiro e faz todas as alterações nas ruas mais estreitas e por uúltimo na avenida mais larga. Isso é básico Doutor!!!!!
Tem mais, muitas das mudanças poderiam ser feitas nos dias de menor tráfego.
Desculpem, mas somente uma pessoa desprovida de um mínimo de conhecimento não pervebe que praticamente todas as alterações foram equivocadas.
Olha, peçam desculpa e desfaçam todas as alterações citadas.
Você se contradiz a todo instante. Diz que precisa de um engenheiro de trânsito, depois dá uma “aula” de engenharia dizendo que não precisa ser especialista. Acho que vou mandar a prefeitura lhe contratar.
Muito obrigado Drª por ter coragem de falar aquilo que tá errado.
Será que esse diretor não tá vendo que tá erra tirá o transito da Av. Guararapes. Será que as autoridades não veem. cadê os veriadores pra fazer inteferencia, tão se preocupando só em arrumar voto e apupulação que sofre o dia a dia pegando coletivo.
Espero que ele volte atrás e libere a Guararapes….
Esta avenida realmente está um caos!!!! Próximo a Loja Composê são 5 vias que liberam carros e congestionam o trânsito. Pra piorar em frente a Farmácia Pague menos é uma confusão, pedestres, carros em fila dupla e falta de faixa de pedestre.
Espero q o mais rápido posssivel revejam essa situação!!!
“Qual o propósito das mudanças? desafogar o trânsito caótico da cidade ou piorar de vez?”
“É uma pena ver Petrolina ainda passando por retrocessos no percurso de seu desenvolvimento.”
Lendo as palavras percebe-se o cunho partidário, parcial. Precisa dizer mais alguma coisa?
Cunho partidário é o seu, “Sanfranciscano”! Percebe-se claramente que vc está defendendo o prefeito e suas atrocidades no trânsito. Qualquer cidadão que transita pelas ruas da cidade percebe o caos que o prefeito Júlio Lóssio e seu assessor e presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, vem fazendo na cidade. ACORDA PETROLINA!!
Cara Dra. Helena, Parabéns pelas críticas. Realmente o Prefeito e seus assessor estão fazendo estas mudanças de forma equivocada, outro dia fui a Juazeiro pela orla e às 19:00 estava engarrafado a partir o hotel Palace ao posto orla. A av. Guararapes está completamente ociosa, temos que fazer vários arrodeios para chegar aos locais, e estas passagens de pedestres mal colocadas e juntas também prejudicam muito o trânsito. PORQUE FECHARAM A O CRUZAMENTO DA AV. DA INTEGRAÇÃO COM A MONSEOR ANGELO SAMPÁIO (lado do G Barbosa) absurdo isto, complicando completamente, e os novos semáforos mal colocados (do HGU e o do Batalhão) absurdos para-se o trânsito para não passar ninguém.
“Sr. Sanfranciscano” não defenda uma coisa errada com interesses políticos.
VAMOS DAR AS RESPOSTAS NAS PROXIMAS ELEIÇÕES!!!!
Quando alguém abre a boca pra chamar um profissional de amador, no mínimo deve trazer a tona elementos que comprovem seus argumentos. O fato da Drª não estar satisteita pouco ou nada significa, quem é você diante de mais de 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil pessoas)? A Drª tem procuração pra falar em nome de todos? Acredito que não. Mas não fico surpreso com o seu dissabor ser publicado no blog em questão, é bem propício. Toda mudança gera transtornos, masa intenção de mudar é justamente para melhorar. Não concorda? Apresente seu grande projeto e mostre como faz. LITERALMENTE PERDEU A CHANCE DE FICA CALADA.
Quem perdeu a chance de ficar calado foi vc;
O anseio da Dra é sem sombra de dúvidas o anseio da maioria da população.
Agora fazer mudanças sem conhecimento técnico é pra lá de cruel.
E´Thiago ela (Dra.) pode não ter o seu aval para falar sobre essa mudança, que é desesperadora principalmente quem anda de coletivo,porque mudou tudo na vida das pessoas, que não é o seu caso que deve andar de jegue ou a pé,pra ser contra a uma pessoa que ta defendendo o bem estar da população petrolinense, ou não é filho daqui, como os que estão virando a cidade de cabeça pra baixo.
Desculpe-me mais não da pra ficar alheia a esse tipo de comentário infantil.
Toda mudança tem uma resistência natural e isso é fruto da democracia, que é um privilégio do nosso país. Também houve resistência quando foi anunciada a mudança do local do São João do Vale. Mas voltando ao centro de Petrolina, as mudanças…estão em curso e vão melhorar o fluxo de veículos. Acredito que Julio não trabalha visando eleição nem agradar A ou B, tanto que retirou os ambulantes das calçadas no centro de Petrolina em pleno ano eleitoral, melhorando assim a acessibilidade e fortalecendo o comércio formal no centro, relocando os camelôs para locais novos e seguros. Inversão de tráfego é sempre uma ação que gera resistência da população: isso aconteceu em Recife na Domingos Ferreira / Cons. Aguiar há mais ou menos 10 anos e deve ser uma das alternativas em Petrolina. Um dado interessante: o número de veículos aumentou 150% em apenas 8 anos: novos desafios que surgem em uma cidade que busca, na gestão de Julio, equilibrar os avanços econômicos com o desenvolvimento social e humano. Sim, ando de moto, não ando de jegue, afinal vc ainda não virou transporte.
TIAGO ta certo, antes de reclamar de alguma coisa venha com soluções. Abri a boca pra falar todo mundo tem capacidade, mas apresentar boas soluções, infelizmente, são poucos. Na minha opinião, as mudanças estão boas, só falta colocar as devidas placas nos devidos lugares e da os últimos retoques.
O único ponto que a dentista (doutor é quem faz doutorado) ta correta é em abrir mais vias, ou, se não tem espaço pra abrir mais vias é começar a “mudar” o centro de lugar. E acredito que isso já ta ocorrendo, futuramente Petrolina via mudar o centro para zona norte.
Amigo, por acaso vc tentou sair do shopping e fazer retorno na monsr.? Pq hoje tive que ir ao centro da cidade pra voltar pra minha casa. Isso já tá virando piada.
Acho que ‘amadores’ mesmo somos nós motoristas…
Eita polêmica…
Acho que as pessoas poderiam, pelo menos, deixar que passassem os primeiros dias, após essas mudanças. Aos poucos, todos se adaptarão. Ou, o orgão competente agirá pra consertar novamente. Eu ja vi gente aqui dizendo que não aceitaria que sua rua, passasse a ter um grande fluxo de veículos. Será que essa mesma pessoa lembra dos outros quando trafega por outras ruas? Essa polêmica toda, ta sendo alimentada por opositores do prefeito. Tudo agora virou motivo.
Mudanças desnecessárias… Está cada vez pior o transito da cidade…. Péssimo planejamento…. Infelizmente, a nossa opinião não é valida, e somos obrigados a engolir esses erros brutais!!!
Drª, não pergunte ao blog, dirija-se até a EPTTC que seus questionamentos serão todos respondidos e até parece que essas intervenções viárias estão impedindo da senhora exercer sua função de dentista?
SE A DOUTORA TÁ INCOMODADA MUDA DE CIDADE. VAI MORAR NO RECIFE OU EM SALVADOR. OU QUEM SABE, EM OUTRA CAPITAL QUALQUER, POIS EM NENHUM DESTES LUGARES TEM PROBLEMA DE TRANSITO. VAI LÁ DOUTORA…
A Av, Guararapes, agora mao-unica, terá faixa exclusiva para bicicletas, ou os ciclistas terão que andar na contra-mão? ou vão ter que se expremer na Santana Filho para não praticarem, mais do que já fazem, infrações de trânsito e levar ainda mais risco ao já complicado trânsito de Petrolina?
Quando é que vão arrumar a sinalização horizontal (que vem pedindo manutenção há anos)? Saibam que acidentes estão acontecendo e vão continuar até que a EPPTC resolva o conflito que está existindo entre a sinalização vertical (que de deficiente tornou-se confusa) e a horizontal. A placa indica mão única, mas o chão estã pintado com indicação de mão dupla. Concordo totalmente com as palavras da leitora. Ou será falta de recursos? Para fazer festa não falta…
O especialista é Paulo Valgueiro, colocado por julio corretor. Ah sim e a experiencia dele pra está lá???NENHUMA
E por que ele está lá?porque julio lossio quis.NAO É A TOA QUE ESSA ADMINISTRAÇÃO É A PIOR DE TODOS OS TEMPOS, SÓ NÃO É PIOR QUE A DE GUILHERME COELHO QUE HOJE É SEU VICE
Por que será que resolveram fazer obras agora durante a campanha? Seria para ajudar nos recursos para a mesma? É de ficar com a pulga na orelha que o Gestor tenha deixado pra fazer muita coisa no mesmo período que precisa levantar recursos.
Não sei onde esse “engenheiro de transito” se formou? Como um transito “pesado” da Av. Guararapes é desviado por ruas secundarias já que não existe nenhuma indicação de qual caminho tomar quando chegamos no monumento da Integração, obrigando o motorista a percorrer becos, vielas, saindo na praça do peixe e tomando uma rua que passa ao lado de um colégio onde ha uma saída de alunos em determinados horários (de manhã meio dia e no final da tarde) provocando um grande engarrafamento nesses horários. Acho que essas mudanças no transito devem estar sendo feitas por tentativa, de forma amadora, na base do “vamos ver se cola” e não de forma planejada e pensada para melhorar o trafego!
Engenheiro? de quê? onde?
Lá não tem nenhum!!!!
O negócio é de amador mesmo.
No minimo essa dentista é Fernandista de carteirinha !!!
Valeu Júlio . Petrolina precisa de homens corajosos iguais ao Sr.
Você no mínimo, está com o bolso derramando de dinheiro,para babar o prefeito desastroso!Fora Julio
COMO VOCÊ DEFENDE UM TRANSITO CAÓTICO DESSE!! SÓ HA DOIS MOTIVOS NO MÍNIMO. OH VOCÊ PARTICIPA DESSA EQUIPE DE ANALFABETOS, OH VOCÊ ANDA A PÉ. PARABÉNS PARA SUA EQUIPE DE ENGENHEIRO DE TRÁFEGO.
NEM SEU EU FOSSE DA “EQUIPE AMADORA” DO CORRETOR JÚLIO LOSSIO EU TERIA CORAGEM DE DIZER QUE ESSAS MUDANÇAS FORAM BOAS PARA A CIDADE. QUE ADMINISTRAÇÃO RIDÍCULA, HORRENDA E AMADORA.
O pouco que pude perceber depois da mudança foi que o percurso pra ir de um lugar a outro aumentou consideravelmente, mas que, em contrapartida, a Av. Guararapes está bem mais desafogada, mais transitável do que era antes. O incômodo que surgiu foi o gasto de uns ml a mais de gasolina, mas acho que compensa bastante se for pra evitar o caos daquele semáforo de 3 tempos absurdo na Guararapes.
Não conheço um motorista que não detestasse o tempo de espera no cruzamento da prefeitura. Dêem algum tempo e todos se acostumarão. Da mesma forma aconteceu em Recife, tanto em Boa Viagem, com a inversão das três maiores avenidas do bairro (Av. Boa Viagem, Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira) quanto no centro da cidade.
Toda mudança no trânsito representa, afinal, uma mudança na rotina, e, portanto, incomoda. Com o tempo, a rotina se refaz e percebemos com mais exatidão os benefícios e malefícios advindos.
concordo com o amigo.
Esses babacas não conhecem as grandes cidades e não tem ideia de como funciona um trânsito com fluxo tão grande como o de Petrolina. Vão passear, conhecer lugares desenvolvidos e modernos, pois só assim entederão o que está sendo feito por uma gestão tão competente como a de Julio Lóssio. Essa doutorinha aí só entende de dente e muito mal e além do mais é eleitora do babaca azul… Por isso tá revoltada. Mas depois ela vai entender que o Bezerra Junior jamais teria competência e coragem para enfrentar tamanha mudança para melhor.
Todo mundo acima falando mal ou bem das mudanças, contudo não vejo ninguém da EPTTC dar uma satisfação a população, uma nota, um comunicado, N-A-D-A…. Não é possível que isso não tenha chegado aos ouvidos do responsáveis de lá. Fica o dito pelo não dito, e quem precisa andar de carro que se vire e engula ache bom ou ruim. Isso é que é trabalhar se preocupando com o bem estar da comunidade.
Mudanças devem ocorrer, isso é ÓBVIO. Mas, do jeito que foi feito é altamente questionável. Mesmo quem acha que isso foi bom, está sentindo na pele o que é andar sem saber onde entrar ou sair, por pura falta de sinalização básica. Fazer uma mudança desta proporção, não avisar( de maneira efetiva) nem fazer as coisas gradativamente, foi um tiro no pé deste pessoal da EPTTC.
Não tive dificuldade alguma ao trafegar pelo centro da cidade, basta ter atenção a sinalização. Algumas pessoas deveriam voltar para a auto escola, e aí então o trânsito voltaria ao normal.
Não estou aqui defendendo o autor da intervenção no trânsito, mas fico indignado com a falta de “habilidade” de algumas pessoas no trânsito desta cidade!!!
Eu acho o seguinte, n adianta discutir quem está ou errado com argumentos prá lá de políticos…
1- eu ando de moto praticamente todos os dias nas avenidas que foram modificadas, então sei como era o transito naquelas localidades
2- sinceramente eu não via os problemas que temos agora, ou seja para mim as mudanças tem q ser feitas para melhorar e não complicar
3- quem duvida me prove com fatos ou “fotos, melhorou o que?
4- parece que tem alguém brincando com o transito da cidade afim de encontrar uma solução para problemas que não existiam .
5- deviam era analisar os pontos de alto fluxo de carros e estudar a possibilidade de colocar passarelas como as que temos em salvador-ba, uma dica seria ao redor do viaduto, ponto de descida e subida da ponte.
6- antes de comentar falando de politica me respondam as perguntas acima com “fatos” porque eu nunca vi o transito de petrolina tão complicado.
7- achar que com o tempo vai melhorar? deve ser imaginar que as pessoas irão se contentar com o pior, só pode, ou então largar os carros e comprar bicicletas, afinal temos inclusive a opção de alugar…
outro projeto maravilhoso, eu só não vejo é ninguém circulando com elas.
Um absurso o que fizeram com a o transito da cidade, pareçe que esles estão bricando de mudança de rotas, aliás todos lembram da mercadoria com fizeram com as faixas de pedestres elevadas, só depois que a população gritou eles consertaram. tem uma faixa de
pedres praticamente numa ladeira sentido orla 2 centro, que sinceramente que burrice viu.
O trânsito de petrolina nunca esteve tão pior,como esta agora! Essas mudanças nada trouxe de bom,só esta gerando mais lentidão,fora a questão de tirar os ônibus via faculdade,que inferno essa petrolina ta ficando,meu voto JULIO NUNCA TERÁ,e nenhum outro mercenário.
Não dá para calar quando pessoas criticam as palavras de uma pessoa que tem a coragem de comentar e enxergar o caos do trânsito da cidade, coisa que a “Engenharia de transito” desta cidade parece não perceber. Há demora na resposta a problemas e na maioria das vezes é improvisada. Existe um notório despreparo e amadorismo, parece que essa(s) pessoa não trafegam pelas ruas de Petrolina e além disso não fazem uma critica constante em busca de melhorias e nem estão atentas a novas áreas conflitantes (a meu entender uma atitude rotineira, mínima de um responsável direto pelo trânsito municipal).
Como mero profissional do trânsito, percebo rápidos exemplos de:
IMPROVISO OU FALTA DE SOLUÇÃO – Retorno do supermercado Gigo, onde se “empurrou” o problema para frente (literalmente e na avenida), se perguntarem a qualquer pessoa sensata, ela há de concordar que aumentou o risco de acidente naquele local até mesmo pelo distanciamento em relação a lombada eletrônica, onde os veículos estão em maior velocidade.
INSUFICIENTE – A interdição do acesso a sete de setembro pela Integração/SEAPE e ao próprio SEAPE, houve o ESQUECIMENTO DA SINALIZAÇÃO duas ruas antes que indicaria o mesmo acesso.
FALTA DE SENSO DE RISCO RELAÇÃO A SITUAÇÕES DE POSSÍVEIS ACIDENTES– Quando se vem do centro via Compesa/ Univasf sentido bairro Maria Auxiliadora, esquina (bico) do parque municipal e avenida que leva ao shopping. Aquele ponto de ônibus cria um “ponto cego” quando há ônibus parado. O motorista do veiculo é obrigado a ficar deslocando aos poucos ou no popular “experimentando” com intuito de observar se não vem carro no sentido oposto ou esperar que o ônibus se desloque.
Essas são somente Enfim são tantas as situações no cotidiano que chegamos até para duvidar da formação profissional.