Em 23 de maio deste ano entrou em vigor a Lei 12.732/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em novembro de 2012, que estabelece o prazo de até 60 dias para o início de tratamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de pacientes com câncer após o registro de diagnóstico em prontuário médico.
Em Petrolina, o Centro de Oncologia Dr. Muccini (Ceonco) da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) realiza procedimentos quimioterápicos e cirúrgicos oncológicos em até um mês depois do diagnóstico.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa é uma medida tomada como desafio, mas que com o envolvimento da sociedade e dos gestores locais é possível oferecer um tratamento adequado do câncer. A fila de espera no Ceonco em Petrolina já tem 60 pacientes e por mês são realizadas em média 16 cirurgias.
Segundo o cirurgião oncológico Murilo Farias, o Centro está atendendo a um número considerável de cirurgias pélvicas, com destaque para a incidência de câncer do colo do útero nas mulheres, sendo a única instituição de saúde pública na cidade a iniciar o tratamento em até 30 dias – antes mesmo do prazo estabelecido pelo Governo Federal.
“Têm surgido cada vez mais pessoas com câncer na região, o que aumenta nossa demanda, mas estamos trabalhando para que haja maior celeridade no tratamento oncológico, evitando problemas futuros como o alastramento da doença”, afirmou Farias. (Fonte/foto: Ascom Ceonco)
É verdade são rápidas os diagnósticos de câncer,pois tem um médico cirurgião oncológico que faz cirurgias afirmando que é câncer e não é.Conheço vários casos que pacientes faz cirurgias com ele e na maioria das vezes não é câncer.Ficam sendo vítimas de erros médicos e só quem tem a perder são os pacientes.Querem fazer cirurgias e ter um diagnósticos preciso vá a uma capital Recife ou salvador.
Dr. Eugenio, se o senhor sugere tratamento de ponta, Recife ou Salvador estão longe do ideal. Oriente todas as suas pacientes a irem ao Hospital Sírio libanês em São Paulo. Se o sr não sabe, em tumores pélvicos na maioria das vezes o diagnóstico de câncer só se dá após a cirurgia. Sorte da paciente se for benigno. Tudo se inicia com uma suspeita e as pacientes são orientadas sobre isso. Erro médico nesse caso somente se não fizer nada pela paciente. Faça uma pesquisa de satisfação na APAMI para ver a injustiça de suas palavras.
Minha mãe foi encaminhada do posto de saúde para a APAMI com um tumor de ovário. Tinha passado antes por vários hospitais, inclusive no DOM MALAN onde esteve internada por 20 dias na ginecologia e nada fizeram por ela. Nesse tempo um tal de dr. Eugenio (cirurgião) e depois dr. HUGO avaliaram o caso pois ela tinha uma suspeita de obstrução intestinal e o mesmos disseram que não era competência deles. Mainha foi de ambulância para a APAMI, onde foi avaliada pelo cirurgião e dois dias depois ela estava operada. Ficou ótima. O resultado veio benigno. ´Só tenho a agradecer a APAMI e a equipe de cirurgia de lá. Fomos muito bem tratadas.
Boa tarde,
digo a todos que trouxe minha mãe de Salvador para se tratar aqui em Petrolina com dr. Murilo devido a boas referencias. Ela estava com sangramento vaginal depois dos 70 anos e passou por vários Hospitais da capital e não conseguiu cirurgiar.Em abril deste ano fez a cirurgia e foi visto câncer no útero. Quem fala que todo mundo tem que ir para recife ou salvador não conhece os hospitais da capital.
Os pacientes da apami tem muito a agradecer.
Eu-gênio — è um gênio ou um asno?
Babaca invejoso.
EU SOU DE DENTRO DO HOSPITAL DOM MALAN, E O REFERIDO MEDICO OPERA 95% PACIENTES SEM CÂNCER, JA ME DISSERAM QUE É PRA ENGABELAR A APAMI. SE LIGA DR AUGUSTO COELHO, SÓ O SENHOR NÃO VÊ ISSO…QUEM PAGA NÃO É O HDM NAO
Na Apami tem sanguessugas, por exemplo, além de um tal dr , que historicamente é primeiro lugar no pódio de passar a mão em tudo, tem ainda um medico mesquinho que toca o pau a falar aqui no dom malan da apami, já flagrei uma vez
Ainda tem o dotorzinho ……. Acordem pra Jesus….. Isso é DÉmais….. Kkkkk
Marcos Aurélio