Codevasf autoriza Prefeitura de Petrolina a repassar contrapartida de flutuantes

por Carlos Britto // 18 de novembro de 2015 às 19:01

flutuantes sobradinhoDepois da polêmica, a Prefeitura de Petrolina recebeu nesta quarta-feira (18) autorização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em Brasília, para dar continuidade ao processo de repasse de recursos destinados ao custeio da instalação de flutuantes no Rio São Francisco. Os equipamentos serão responsáveis por garantir quer as atividades no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho não sejam suspensas por conta de um iminente colapso hídrico.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina, Geraldo Junior, recebeu pessoalmente o ofício n° 31/2015, na capital federal. Os flutuantes farão a captação e bombeamento da água no lago de Sobradinho (BA) para o perímetro irrigado e foram adquiridos com recursos do governo federal, por meio da Codevasf, Prefeitura de Petrolina e Governo de Pernambuco.

O valor total para compra dos equipamentos foi dividido entre as três esferas. Para dar celeridade ao processo, foi realizada uma licitação única, coordenada pela Codevasf. A licitação já havia sido concluída. Apenas a tramitação processual da Prefeitura de Petrolina foi finalizada hoje (18) em Brasília. “Teremos nesses próximos dias a conclusão no que tange a parte de R$ 2,6 milhões dos procedimentos internos da prefeitura de Petrolina para viabilizar a assinatura do contrato com as empresas ganhadoras“, explica Geraldo Júnior.

“Precisávamos cumprir os ritos burocráticos, que estavam sendo comandados pela Codevasf. Agora de posse da autorização, podemos enfim dar continuidade aos nossos processos, que já estão em fase avançada”, argumentou o prefeito, Julio Lossio. Geraldo Júnior informou também que os R$ 2,6 milhões estavam nos cofres do governo municipal desde a aprovação, pela Câmara de Vereadores, da lei 19/2015, sancionada por Lossio no mês de julho, disponibiliza abertura de crédito especial. Recentemente o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) criticou duramente a prefeitura pela demora na contrapartida, sendo contestado pelo secretário. (foto/arquivo divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários