A 3ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE), está convocando os usuários de água do Projeto de Irrigação Pontal para uma assembleia geral sobre a criação do Distrito de Irrigação do projeto. O encontro será realizado no próximo dia 13 de dezembro, a partir das 9h, no auditório da Fundação Nilo Coelho, Centro da cidade, na Rua Aristarco Lopes, nº 330.
O superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Edilázio Wanderley, reforça a necessidade de participação dos usuários de água do Pontal para a criação do distrito como uma maneira de fortalecer o processo de gestão do projeto. “A criação dessa organização de produtores é o resultado de várias reuniões e discussões realizadas entre a Codevasf e os usuários de água por meio de suas representações”, ressalta.
A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina vem desenvolvendo diversas ações para a estruturação do Pontal. O empreendimento representa um grande potencial na geração de emprego e renda na região, com o uso da irrigação. No local já estão plantadas culturas agrícolas no ramo da fruticultura, como uva, banana, manga, goiaba, limão, além de culturas anuais, com destaque para melancia, tomate, melão e abóbora.
Pontal
O Projeto Pontal está localizado em Petrolina e ocupa uma área total de 33.526 hectares, dos quais 6.571 são destinados à área de reserva legal. De acordo com os estudos de pedologia realizados pela Codevasf, 7.717 hectares são considerados irrigáveis. Tendo como fonte hídrica o Rio São Francisco, o projeto abrange duas grandes áreas contíguas, denominadas, respectivamente, Norte e Sul, separadas fisicamente pelo Riacho Pontal – afluente do Velho Chico pela margem esquerda.