3ª SR Codevasf descarta possibilidade de abrigar jumentos em áreas de perímetros irrigados de Petrolina

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2012 às 17:04

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) tinha levantando as discussões sobre a retirada de jumentos das rodovias pernambucanas, como forma de diminuir os frequentes acidentes automobilísticos envolvendo os animais. O assunto inclusive virou projeto de lei, de autoria do colega do petista na Casa Joaquim Nabuco, Rodrigo Novaes (PTB), foi aprovado e acabou sancionado pelo governador Eduardo Campos (PSB).

Por aqui Odacy ventilou, inclusive, a possibilidade de abrigar os jumentos em uma área legal de dois grandes perímetros irrigados na cidade – o Pontal e o Senador Nilo Coelho. Mas por meio de uma nota de sua assessoria, a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf descarta a hipótese.

Segundo a nota da Companhia, “as áreas de reserva legal dos perímetros públicos de irrigação são de preservação ambiental com matrículas averbadas aos órgãos ambientais, tais como CPRH e Ibama. Pela legislação vigente, as áreas em questão são destinadas exclusivamente à fauna e flora nativas do bioma caatinga. Dessa forma, não podem ser utilizadas para abrigar animais exóticos, tais como o jumento”.

3ª SR Codevasf descarta possibilidade de abrigar jumentos em áreas de perímetros irrigados de Petrolina

  1. P3 disse:

    Desculpa esfarrapada da CODEVASF, animal exótico é apenas uma questão de bom senso, agora ficam as famílias sofrendo com a perca de um ente querido em vários acidentes causados por animais na pista, essa situação é muito simples de se resolver, basta que as autoridades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Cruz, Ouricuri, Araripina, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Salgueiro, entrarem com uma denúncia no MP/PE e MPF, esses órgãos tem que serem provocados. Acordem prefeitos e vereadores eleitos, saiam da mesmice. Projeto de nome de rua, entrem com um projeto nesse sentido, é disso que a população está precisando. Chega de mortes na estradas estaduais e federais.

    1. Dreda disse:

      Animal exótico não tem nada a ver com bom senso. Animal exótico é aquele que não é nativo de determinada região, e o jumento não é oriundo da caatinga. Quanto aos jumentos, se ninguém os quer, e eles estão causando mortes nas estradas, acho que eles deveriam ser simplesmente sacrificados ou exportados para a China, onde virariam comida.

  2. LUIZ CARLOS disse:

    Pura ignorância e falta de sensibilidade de quem escreveu essa nota da Codevasf, senhores prefeitos, deputado Odacy e deputados federais, encaminhem ofícios consultando e solicitando, a presidência da Codevasf, o Ibama, o MPPE, o MPF e o Exercito, e exigir uma ação energica do Dnit, o que não pode é continuar acontecendo acidentes por causa desses e outros animais.

  3. justo justissimo disse:

    O Deputado Odacy Amorim que levantou o problema, pode simplesmente resolver, autorizando levar os animais para sua propriedade na região do Lago próximo a Rajada, que dizem que ele comprou por aproximadamente dois milhões de reais, anos atrás.

  4. Jefferson disse:

    É impressionante o nível de ignorância dessas pessoas.
    Não conseguem ler algo e interpretá-lo. Está claro nessa nota que não cabe a Codevasf tomar essa decisão. Ela não pode, pois as terras estão averbadas ao IBAMA e Cprh. A Codevasf não pode agir contra a lei pelo fato de estar sensibilizada com os acidentes. Não é assim que as coisas funcionam. Falta bom senso aos que dizem “desculpa esfarrapada”. Pensem um pouco. Se cria um lugar para preservar a fauna e a flora nativa, e se insere nessa área centenas de animais exóticos? Onde está a lógica nisso?

    1. P3 disse:

      Então já que vc é o tampa no assunto e um profundo conhecedor de jumentos, faça a sua parte e mostre uma solução para o caso, pegue seus conhecimentos e coloque em prática. É com uma crítica que nascem grandes projetos.

      Sabe o q causa danos a nossa fauna e flora é o desmatamento da caatinga.

      Não vejo problema algum, se é exótico ou nativo, não me interessa, sei que é um animal totalmente adaptado a nossa caatinga e precisa ser cuidado.

      Agora se nada for feito muitas vidas serão ceifadas nas estradas, quem sabe a sua ou de um ente querido. Talvez vc mude de opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários