Codevasf faz peixamento com quase 1 milhão de espécies no Rio São Francisco

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2013 às 07:20

PEIXAMENTO_600x450O Rio São Francisco recebeu na manhã de ontem (13) cerca de um milhão de peixes juvenis de espécies nativas da bacia durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, em Alagoas. O peixamento é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a prefeitura municipal.

A soltura dos peixes foi realizada na calha do rio São, a partir de uma balsa e com o auxílio da população local às margens do “Velho Chico”, em um ponto próximo ao porto principal da cidade.

Os peixes que foram inseridos no Velho Chico são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico e científico da Codevasf situado no município de Porto Real do Colégio. O Ceraqua São Francisco desenvolve projetos científicos e tecnologia nas áreas de recursos pesqueiros e aquicultura para aplicação nas ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, executado pela Codevasf.

Os peixes colocados no rio são das espécies xira, piau, matrinxã e piabas. O peixamento realizado pela Codevasf já é tradição durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes. Mas além de Penedo, o órgão também desenvolve trabalho semelhante nos afluentes e lagoas marginais do rio, a exemplo das cidades de Petrolina e Juazeiro da Bahia. Os peixamentos realizados pela Companhia constituem-se não somente em ações de repovoamento, mas também numa iniciativa de educação ambiental e social que tenta recompor os laços das populações ribeirinhas e não ribeirinhas com o Velho Chico. (Foto: Ascom Codevasf/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários