A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) instalou 15 mil cisternas de abastecimento humano na região norte da Bahia com o programa ‘Água para Todos’. Os reservatórios beneficiam mais de 75 mil pessoas. Esse é o resultado do mais recente balanço de ações do programa, realizado pela 6ª Superintendência Regional (SR), sediada em Juazeiro.
Os reservatórios implantados pela Companhia são de polietileno e têm entre suas principais características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento. O equipamento tem capacidade de armazenamento de 16 mil litros e sua vida útil é estimada em 30 anos.
O abastecimento ocorre durante os períodos chuvosos: a água pluvial é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para consumo humano e para o preparo de alimentos. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que os beneficiados guardem com segurança a água provida por carros-pipa. (foto: Assessoria/divulgação)