Sobre a matéria publicada por este Blog, na manhã desta sexta-feira (13), onde, com exclusividade, produtores rurais dos perímetros irrigados de Petrolina denunciam que vai faltar água e que eles vão ficar sem ter como irrigar, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), superintendência regional em Petrolina, através de nota, negou tudo e disse que “não existe hipótese de escassez de água que prejudique a produção irrigada do vale do São Francisco”. Acompanhe a nota na íntegra.
Desde o ano passado que a Codevasf formalizou um grupo de trabalho para acompanhar a questão hídrica devido à estiagem prolongada. A data de criação do grupo foi em 21 de maio de 2014. Outro ponto a informar é que não existe nenhum dado oficial que indique que vá faltar água no perímetro.
Inclusive, o Operador Nacional do Sistema (ONS) que regula a vazão do rio São Francisco, também não tem indicado redução de água para a irrigação no perímetro Nilo Coelho. Não existe hipótese de escassez de água que prejudique a produção irrigada do vale do São Francisco.
A empresa vem acompanhando de perto a situação e tranquiliza os produtores, pois vem tomando todas as providências para colocar em prática os pontos discutidos em reuniões com produtores e integrantes da Câmara de Fruticultura de Petrolina, além de representantes do poder executivo local.
Os estudos do grupo de trabalho já apontam que se a crise hídrica se agravar, a necessidade de investimentos no canal de aproximação da estação de bombeamento do perímetro Nilo Coelho, poderá chegar em torno de R$ 20 a R$ 30 milhões.
A Codevasf informa ainda que já vem realizando obras para ampliar a capacidade produtiva dos perímetros que administra. No Nilo Coelho, a Companhia vem ampliando a capacidade dos reservatórios do perímetro e ainda iniciou a execução de obras nos canais de aproximação dos perímetros do Sistema Itaparica.
Ascom Codevasf 3ª SR
Eles vão encher o reservatório de sobradinho? Chega de blabla. O reservatório tem menos de 20 por cento de volume útil.
Apresentem propostas concretas.
A situação é crítica por irresponsabilidade do PT
A CODEVASF estar Igual ao Governo de Sao Paulo esta dizendo que e para a populacao se preucupar somente quando realmente faltar AGUA, So vai admitir quando realmente nao tiver como negar,
Infelizmente a maioria dos produtores do Perímetros Irrigados ligados a CODEVASF devem ter o “Rabo Preso” com os políticos. Pois se não tivessem, com certeza absoluta primeiro exigiriam eleição direta para todos os Superintendentes da CODEVASF, bem como dos seus respectivos assessores.
Parece estranho levantar esta bandeira, mas a GRANDE VERDADE é que se quisermos uma gestão Séria, idônea e Democrática é preciso que tenha eleição direta.
Com certeza é sabido por todos aqueles Irrigantes que conhecem o que Democracia que um profissional só se torna um Superintendente se “rezar” na “Cartilha” do Político de quem indicou para o cargo. E outra GRANDE VERDADE é que o Superintendente além de ter um alto salário pago pelo dinheiro público, jamais defenderam as grandes demandas em favor dos Irrigantes e sim defendem a política do político que o indicou para este cargo.
Caros Irrigantes, não tem segredo, se existe um problema sério e o Superintendente ficar a favor dos Irrigantes em detrimento do Políticos que o indicou para o cargo, mas uma vez eu digo: COM CERTEZA ABSOLUTA O POLÍTICO MUDA DE SUPERINTENDENTE de imediato.
Então, diante dos problemas atuais é preciso que os Irrigantes (pequenos, médios e grandes) que não tenha o “rabo preso” se unam e façam um “TRATORAÇO” DE HOMEM QUE TENHA VERGONHA NA CARA.
E uma das bandeiras a defender é exigir que tenha eleição direta para Superintendente.
Outra bandeira a defender é permitir que todos irrigantes possam possam votar na eleição do Distrito de Irrigação mesmo que esteja inadimplente com a conta de água do lote.
Eu e muitos acreditam que neste Distrito tem uma “caixa preta”, pois se qualquer cidadão brasileiro mesmo que esteja devendo cartão de credito, conta de água e outros, pode votar até para Presidente da Republica, mas infelizmente os que defendem a safadeza criaram um Estatuto e/ou Regimento Interno no Distrito de Irrigação para proibir que o Irrigante que esteja inadimplente com a conta de água do lote é proibido de votar.
Sim, por tratar do assunto de eleição direta para Superintendente da CODEVASF lembre-me no tempo da Ditadura no Brasil, os Reitores das Universidades eram também indicados pelos políticos e somente na década de 80 é que a maioria do Universitários, dos Funcionários e do Corpo Docente fizeram diversas manifestações e conseguiram que fosse permitido eleição direta para Reitor.
Estou lembrando deste fato Histórico importante no Brasil, porque caso os Irrigantes e Funcionários da CODEVASF partirem para fazer manifestações em defesa da eleição direta para Superintendente, ficaremos sabendo quem são os que defendem a democracia e quais são os “FILHOTES” da ditadura Brasileira que não querem perder as benesses do Poder Público e de “Mamar” nas tetas do Governo para não dizer ‘outras cousitas más”.
Nunca vai faltar água aqui, igualmente a São Paulo…