A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou, no último mês de junho, de uma missão de cooperação internacional em Angola, na África. O convite foi feito pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) à empresa devido às suas experiências na promoção do desenvolvimento regional por meio da agricultura irrigada e de sequeiro.
O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Luís Napoleão Casado, e a secretária-executiva, Andréa Rachel Sousa, foram os representantes da empresa na comitiva. Além da Codevasf e da ABC, também integraram a comitiva o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Na missão, foram realizadas visitas e oficinas técnicas com o Ministério da Agricultura e Florestas de Angola. O objetivo era elaborar um plano de trabalho a ser executado em 24 meses para fomento da agricultura irrigada na região do Vale do Cunene. Essa província angolana sofre com a estiagem e recentemente foi contemplada com a construção de um canal de irrigação, o Canal do Cafu, cujo objetivo é disponibilizar água para consumo humano, dessedentação animal e produção agrícola.
“A Codevasf foi convidada, pelo Governo de Angola, a compartilhar suas experiências exitosas na agricultura irrigada e a auxiliar na elaboração de um modelo de gestão para o canal. Essa é uma mostra da importância e do alcance do trabalho desenvolvido pela Companhia em todos esses anos”, afirma o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Luís Napoleão Casado.
Durante o período da missão, foram realizadas reuniões com representantes do Governo de Angola, como o ministro de Agricultura e Florestas do país, Antônio Francisco de Assis, que relatou conhecer e admirar o trabalho da Companhia.
Seminário
Ao final das visitas técnicas e oficinas, o diretor da Codevasf Luís Napoleão Casado fez apresentação intitulada ‘Experiência da Codevasf no desenvolvimento regional através da agricultura irrigada e sequeiro’ durante o 2º Seminário Angola-Brasil sobre Política Agrária Brasileira e a Cooperação com Angola. Na ocasião, o diretor reafirmou a importância da troca de experiências em prol do desenvolvimento regional daquele país.
Ao final do seminário foi assinada, pelos representantes da missão brasileira e do Ministério da Agricultura e Florestas de Angola, a ata da primeira reunião do Comitê Gestor com o plano de trabalho para ser executado em 24 meses.
Nesse plano, a Codevasf terá como ações a definição de estratégia para alocação de terras e água para população local, visando à inclusão produtiva, e para produção comercial na região do Canal do Cafu, bem como a elaboração de um modelo de gestão para a obra. As informações são da assessoria da Codevasf.