A companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) informou, nesta sexta-feira (13), que suspendeu os cortes de energia por cinco dias, exclusivamente para os clientes que estejam com as faturas em atraso em decorrência específica do descredenciamento das lotéricas.
A decisão ocorreu após reunião da concessionária com o Ministério Pública da Bahia (MPBA), realizada na quinta-feira (12). A suspensão do corte de energia é válida até a próxima terça-feira (17).
As dificuldades e imensas filas para pagar a fatura de luz começaram a partir de 1º de julho, quando as casas lotéricas foram descredenciadas e pararam de receber o pagamento da conta de luz.
Diante das grandes filas para pagamento, o MP-BA e a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) investigam os problemas para quitar a fatura. O MPBA, inclusive, detalhou que recebeu denúncias de associações de moradores e demais pessoas que relataram problemas para pagar a conta de energia.
O MPBA disse ainda que no dia 31 de julho haverá uma audiência pública, com o objetivo de encontrar uma solução para que os consumidores não encontrem imensas filas no momento de quitar a fatura de energia.
Recomendação
O Ministério Público já havia recomendado à Coelba que não suspendesse o fornecimento de energia para consumidores inadimplentes, nem que fossem aplicadas multas aos usuários que estejam com faturas atrasadas, em relação ao período compreendido entre o dia da rescisão oficial do contrato até o momento em que ele for restabelecido.
A Coelba diz que são 268 locais de pagamento em Salvador e região metropolitana, entre esses pontos estão estabelecimentos comercias como lojas de varejo, padarias, farmácias e rede credenciada própria, que são os pontos de serviços da Coelba.
Alguns bancos aceitam o pagamento no caixa como Banco do Brasil, Santander e Bradesco. Apesar desses pontos, o consumidor destaca que, após a suspensão de pagamento nas lotéricas, as filas só aumentam. Para consultar os locais credenciados mais próximos para pagamento da conta de energia, em cada cidade, o cliente pode acessar o site da Coelba. (Fonte: G1-BA)