De hoje (12) até quinta-feira (14), o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Paulo José de Oliveira, em Juazeiro (BA), sedia o Festival ‘Enegre(s)er’, que reúne atividades em celebração à Consciência Negra e combate ao racismo. Localizado no bairro Malhada da Areia, o colégio traz uma programação cultural extensa com oficinas, palestras, apresentações artísticas, desfiles, exposições e recitais, buscando envolver toda a comunidade escolar.
O festival abordará temas como saúde da população negra, religiões de matriz africana, racismo e o papel das mulheres quilombolas. Oficinas práticas de dança afro, capoeira, tranças, hip-hop, rimas, fotografia, teatro e grafite serão ministradas por profissionais da região. Além dos alunos do colégio, estudantes do Colégio Estadual Antonilio da França Cardoso e do Colégio Municipal de Tempo Integral Cívico-militar Caic Misael Aguilar participarão das atividades no último dia do evento.
A iniciativa é financiada por uma emenda da deputada estadual licenciada Neusa Cadore (PT-BA) e conta com apoio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto Casa de Abelha.
Inauguração Oficial
A inauguração oficial do Colégio Professor Paulo José de Oliveira, que já funciona desde março, acontecerá no dia 14 de novembro, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.