O Coletivo Ônibus -, um grupo ativo na concepção e incubação de projetos culturais e educacionais em Petrolina – iniciou o movimento ‘Boca de Livro’. O projeto tem como objetivo a produção e distribuição de audiolivros em plataformas digitais, sem custo para o público. A primeira obra a ser lançada é “Tábua de Marés”, da autora piauiense Cátia Cardoso. O audiolivro será gravado pela própria autora, juntamente com a atriz e professora Francine Monteiro e o estudante Wanderson Michel, morador da Ilha do Massangano.
O projeto tem como foco principal pessoas com deficiência visual, de baixa visão, cegos e o público não alfabetizado, além de leitores que preferem este formato. As ilustrações de André Vitor Brandão, presentes na obra, serão retratadas através de audiodescrição.
Após a gravação dos textos do audiolivro, que ocorrerá durante o mês de março, a produção será disponibilizada gratuitamente no Spotify e YouTube. O projeto pretende atrair um grande número de leitores, de todas as idades, tanto local quanto nacionalmente, e facilitar o acesso a ações artísticas e culturais para pessoas que normalmente não têm essa oportunidade.
O Coletivo Ônibus, composto pelas atrizes e professoras Cátia Cardoso e Francine Monteiro, e a produtora Eduarda Calisto, residentes na periferia de Petrolina, tem estado ativamente envolvido na concepção e incubação de projetos culturais e educacionais desde janeiro de 2023. A realização do projeto de gravação do audiolivro foi possível graças ao incentivo da Lei Paulo Gustavo em Petrolina.
PARABÉNS a todo grupo que teve tanta inspiração para um Projeto com tamanha importância educativa às pessoas com dificuldades. Em especial a Eduarda minha colega de trabalho que, aprendi a admirar sua vocação e paixão pela cultura desde o dia que a conheci num ambiente de aprendizado.