Coluna da Folha
Frase:
“Enganam-se aqueles que acham que pouca idade é sinônimo de inexperiência, não vou entrar nessa discussão que nada acrescenta no debate político de Petrolina”
Do deputado Fernando Filho em resposta à deputada Isabel Cristina, que lhe chamou de “menino”.
Pesquisa que anima a tropa
Petrolina, no Sertão do Estado, viveu um momento inusitado na tarde de ontem. Dois palanques comemoraram o resultado de uma pesquisa eleitoral. E com força.
A pesquisa, realizada pelo Instituto IPESPE, divulgada pela assessoria de imprensa do deputado e pré-candidato Odacy Amorim (PT) trouxe novos números da corrida eleitoral na cidade. Os números, que revelam a intenção de votos são os seguintes:
Odacy Amorim (PT) : 34%
Fernando Filho (PSB) :28%
Júlio Lóssio (PMDB) : 21%
Rosalvo Antonio (PSOL) : 01%
Os aliados de Odacy comemoram a liderança, enquanto os aliados de Fernando Filho comemoram o avanço de seu pré-candidato na pesquisa.
Quem não comemorou nada foi o prefeito Júlio Lóssio (PMDB), que não consegue um movimento positivo mesmo com os altos investimentos publicitários.
Neste feriado da Semana Santa, todos os candidatos devem aproveitar para realizar visitas e novas reuniões de apoio. O empresário Vilmar Cappellaro, presidente do PPS na cidade, vem conversando com todos os candidatos e sonha com uma vaga de vice-prefeito. A amigos próximos tem revelado o seu distanciamento do prefeito Júlio Lóssio e a convicção de que o vice de Fernando Filho será mesmo Gennedy Patriota, filho do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Ele seria a opção para tirar Odacy Amorim do isolamento eleitoral.
O prefeito Júlio Lóssio está em viagem cuidando de assuntos particulares e deve retornar já na próxima semana, de mangas arregaçadas para entrar no jogo eleitoral.
Redesenhando
O cenário das eleições municipais já está ganhando novos atores em Petrolina. Em breve 3 secretários devem se desincompatibilizar para concorrer a uma vaga no legislativo: Ailton Guimarães (Esporte); Maria dos Anjos (Secretaria da Mulher); Tereza Virgínia (Desenvolvimento Social). O Superintendente de Habitação, Edinaldo Lima, também deve entrar na disputa por uma cadeira na Casa Plínio Amorim.
Sintonia
Gilberto Rodrigues reafirmou seu rompimento com o (PSB) em São José do Egito. O motivo do afastamento é o fato de Gilberto ter insistido numa discussão interna mais ampla no processo de escolha do candidato a vice da Frente Popular. “Eu fiz isso sintonizado com meu partido a nível estadual, sintonizado com o governador e sintonizado com a minha base aqui em São José do Egito”, disse.
Definidos
O PR confirmou a pré-candidatura de Assis Júnior ao cargo de Prefeito de Ouricuri. Catorze pré-candidatos ao Legislativo Municipal também devem entrar na briga por uma cadeira pelo mesmo partido.
Oposição formada
A oposição em Trindade já tem um nome para o cargo de vice ao lado de Dr. Everton (PR). O nome escolhido para o pleito foi o radialista Jaécio Sá (PSD). Agora a dupla trabalha para ampliar a frente de oposição e buscar entendimento entre os partidos.
Desunidos
O prefeito de Iguaracy, Albérico Rocha, deve se separar de seu aliado Francisco Dessoles. O prefeito quer disputar a reeleição, e Francisco não concorda. Rocha propõe a Dessoles ser candidato do grupo, dando apoio em 2016. Mas o ex-prefeito rejeitou.
Apelação
Em são José do Egito, Eclériston Ramos e Augusto Valadares protagonizaram um episódio bizarro: Uma foto mal montada com carinhos a Eduardo Campos virou piada. Os dois estão irados com a assessoria.
Chapão
Definida a chapa que tenta dar continuidade à administração de Nemias Gonçalves, em Custódia. Neguinho da Maravilha, Iolanda e Paulinho do Avícola deixaram caminho para a secretária Ane Lúcia ser indicada como vice, ao lado de Joãzito Moura.
Complicou
Em Orocó a chegada de Bolivar, que perdeu para Dédi ao grupo do prefeito, trouxe tormenta. Os “Biones” chiaram e querem tratamento VIP do prefeito Dédi. Um rompimento não pode ser descartado.
Eu acho que há uma observação equivocada quanto à pesquisa divulgada. Odacy sempre na posição de perseguido, tem até agora aparecido na frente, mas isso não é garantia de nada, pois os eleitores dele serão os mais cobiçados, tanto por Fernandinho como por J. Lóssio. Acho que esses numeros cairão. fernandinho já é a demonstração de força do trator governo estadual/federal e já são numeros do apoio de gonzaga. No momento, quem é o alvo de todos veiculos de comunicação? Quem tá mais exposto a tudo, pelo fato de estar na cadeira de prefeito? Júlio Lóssio. Esse percentual de 21% pra mim é a surpresa da pesquisa.
Deixa de ser passional cara.
Prezados Senhores e Senhoras, essa pesquisa só confirma uma verdade irrefutável em Petrolina/PE: O Povo quer a volta do deputado Odacy Amorim a Prefeitura de Petrolina/PE. O deputado deixou uma boa imagem quando de sua passagem frente ao executivo municipal. Numa simples conversa com as pessoas das variadas camadas sociais, observamos o desejo expontâneo do voto no ex-prefeito. É importante lembrar que a referida pesquisa se deu num período anterior a homologação da candidatura do mesmo pelo Partido dos trabalhadores, que só ocorreu no dia 01/04/2012. Nesse ínterim, emissoras de rádio e boatos ao pé do ouvido colocavam em dúvida a candidatura do deputado pelo PT, alegando acordo entre o governador do estado e o ex-presidente Lula. Assim, a pesquisa só demonstra o desejo popular de Petrolina/PE.
Quanto comentário absurdo!!! Meu Deus…
Deixa de sonho Cicero Romão. Você não entende nada da legislação eleitoral e fica falando besteira. Que homologação de candidatura foi essa de Odacy?? Ele tem algum privilégio no TRE?? Porque as candidaturas ainda nem começaram a ser registradas e Odacy já está com a sua Homologada… Tem certos comentarios que são a diversão da internet. Tem gente que se esconde atrás de uma religião para ganhar espaço e outras se impulsionam por uma expectativa de emprego pra falar abobrinha na internet. Pelo amor de Deus, o povo não clama por Odacy ou qualquer outro candidato não. Todos sabemos que, infelizmente, a política na nossa cidade é um jogo de interesses. Cicero Romão, estude, se esforce, corra atrás do seu futuro longe de um possível cargo na prefeitura, porque se depender de Odacy pra você ganhar seu emprego, lamento meu caro, mas como diz um “poeta” dos nossos tempos, será apenas mais umas das “tentativas em vão”.