Coluna da Folha:
“Tá um desmando, cidade abandonada”
Do ex-prefeito de Bodocó, Brivaldo Pereira, sobre a administração que o sucedeu.
A implosão do PT de Petrolina
Os integrantes do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolina sentam em um barril de pólvora que pode causar danos graves a qualquer momento. Dividido em alas, o PT na cidade está segmentado: Uma parte – a que tem mandato e os seus seguidores – querem que o partido assuma já uma postura conciliadora e desembarque de vez no governo do prefeito Júlio Lóssio (PMDB). A ala mais conservadora abomina essa possibilidade e está pronta para rebelar-se com força.
Já os filiados tradicionais não aceitam a união e chamam o caso de “atitude reacionária”. “Isso seria jogar fora uma história de luta, de resistência e de compromissos éticos com a nossa consciência e com a caminhada do nosso povo. Júlio Lóssio está atrelado às forças mais retrógadas que sempre combatemos. Cargos e benesses não podem ser suficientes para apagar o brilho de nossa luta ou a força de nossa bandeira“, afirmou um tradicional militante petista.
Do outro lado está o prefeito Lóssio, com seu sorriso largo à espera da noiva cobiçada. Ele diz que agora vota em Dilma e anda de braços dados com o senador Humberto Costa pelos corredores de Brasília. “Humberto é Humberto e o PT de Petrolina decide o seu caminho”, discursa o filiado.
O certo é que o diretório local ainda terá que gastar muitas horas em reuniões para unir o partido, que discute em assembleia, mas costuma sair unido para os embates nas ruas. Como deve ser.
Equilibrando
O comentário em todo o sertão do estado foi o equelíbrio na navalha do Ministro da integração Nacional Fernando Bezerra Coelho na visita da presidente Dilma a Serra Talhada. O Ministro do Sertão ganhou mimos públicos da presidente e recebeu o seu carinho frente à todos que estavam no evento. Entre os dois “chefes” coube a Bezerra falar dos “inúmeros” investimentos do Governo Federal e ajudar a promover o governador: “é o melhor governador do país”
Ponte em nós
Durante sua campanha eleitoral, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), prometeu que iria “pavimentar uma estrada” que ligaria Serra Talhada diretamente aos recursos do Governo Federal. Após abraçar a presidente Dilma, durante evento de inauguração da Adutora do Pajeú, na segunda (25), Duque assegurou que a estrada estava se materializando. O prefeito agora está em Júbilo.
União
Em São Jose do Egito, oposição e situação se uniram no apoio a chapa 2 da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). Dos 13 vereadores apenas o Presidente Mauricio Mendes (PSB) votou pela reeleição de Biu Farias.
Calculando
A prefeita interina de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa (PSL), quer mostrar que é boa de contas e sabe economizar. Após reformar uma escola ela contabilizou. “Concluímos a reforma, gastando pouco mais de R$ 200 mil, a gestão passada pretendia gastar R$ 600 mil.
Perseguidos
Em Afrânio, a prefeitura destruiu barracas de comerciantes que trabalhavam há mais de 20 anos na rua. Os prejudicados garantem que tudo é perseguição política e que a administração de Lúcia Mariano estaria com a cara do marido e ex-prefeito Adalberto Cavalcante.
Empecilho
O prefeito de Tuparetama, Deva Pessoa (PSD) parece que até agora não conseguiu acertar as contas do municipio. Ele não esconde que sua maior dificuldade é apresentar a prestação de contas anteriores junto a Controladoria Geral do Estado
Desatando
Em Santa Cruz o prefeito Gilvan Sirino corre trecho para conseguir recursos. O prefeito está com viagem marcada para o recife onde vai tentar desatar “os nós” de projetos emperrados. Ele já tem novos pedidos na agulha e ainda trabalha para liberar verbas conseguidas ainda pela ex-prefeita Eliane Soares.
Foi também
O deputado Ângelo Ferreira (PSB), a convite de Eduardo campos, fez parte da caravana que acompanhou o governador em viagem a Serra Talhada para receber a presidente Dilma Rousseff.