Coluna da Folha

por Carlos Britto // 15 de maio de 2013 às 07:00

Ronaldo-Cancao1

Coluna da Folha

“Jetro vai sair da disputa e colocar sua sobrinha, Ana Graciliano, em seu lugar”. Frase mais ouvida atualmente em Santa Maria da Boa Vista, depois que o MP emitiu declaração pedindo indeferimento da candidatura de Jetro Gomes (PSB).

Cancão no ataque:

O vereador de Petrolina, Ronaldo Luiz de Souza, o Ronaldo ‘Cancão’ (PSL), desceu o pau no presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB). O vereador garante que Patriota estaria usando os prefeitos para um projeto político pessoal do governador Eduardo Campos (PSB) e colocando os gestores em rota de colisão com a presidente Dilma.

José Patriota pode estar fazendo um grande mal aos prefeitos e as cidades que eles representam. Ele está usando os prefeitos para bater na presidente Dilma e inflar a candidatura do governador Eduardo Campos à presidência da república”, informou.

O vereador chamou atenção ainda para a própria credibilidade de José Patriota, que poderia sair arranhada a partir dos protestos contra o governo. Ele considerou essa ação irresponsável.

Acho que é até um ato irresponsável. Ele deveria era estimular os prefeitos a prepararem as cidades para receber investimentos federais. Usar a Amupe com instrumento político é, no mínimo um contrassenso. Quando os prefeitos perceberem que estão sendo usados, Patriota vai enfraquecer a liderança que conquistou“, alfinetou o vereador.

Atrito entre poderes

Os representantes do Executivo e Legislativo do município de Tabira parecem não estar se entendendo muito bem. Na cidade, informações dão conta de que o secretário de Administração, Flávio Marques, teria expulsado o presidente da Câmara de Vereadores, Zé de Bira, do prédio da prefeitura. Bira e outros seis vereadores teriam ido buscar informações sobre os contratos feitos pelo Executivo, mas teriam sido “convidados” a se retirarem da prefeitura.

De olho

O Partido dos Trabalhadores de Afogados da Ingazeira protocolou no Ministério Público mais uma representação contra a Prefeitura Municipal. Os petistas denunciam agora um contrato firmado entre a Prefeitura e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) no valor de R$ 156 mil. Eles querem uma investigação do MP e alegam que o contrato seria ilegal.

Socorro ao Samu

Os problemas enfrentados pelo Samu de Petrolina continuam sem solução. De acordo com o diretor jurídico do Simepe, Tadeu Calheiros, quem cobre os “buracos” no Serviço, é o próprio coordenador do Samu quem estaria sobrecarregado, já que  não há profissionais suficientes.

Outras alternativas

O prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães, um dos petistas ausentes no protesto da Amupe contra o governo, explicou por que não participou dos protestos organizados. “É um evento importante. Mas eu não participei porque há outras formas da gente protestar“.

Surpresa desagradável

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), disse que foi pego de surpresa com a informação de que o município estava fora da lista das cidades que irão receber uma UPA 24 horas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Sem conversa

Em Petrolina, a quebra de braço entre os servidores municipais e o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) continua. Os trabalhadores em greve desde o início do mês pedem reajuste salarial, mas o prefeito foge do diálogo como o diabo foge da cruz.

Muito difícil

Durante discurso no ato conhecido como “Grito pelo Nordeste”, a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), fez questão de enfatizar as dificuldades enfrentadas por muitos prefeitos do Sertão. “Até para pagar a folha em dia a gente pena”,disse.

Atento

O ministro FBC cumpriu uma tarefa importante ontem (14). Ele se reuniu com a presidência da Confederação Nacional dos Municípios e representantes de associações dos estados atingidos pela seca no Nordeste. Os pedidos foram muitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários