Coluna da Folha

por Carlos Britto // 18 de maio de 2013 às 07:00

“Se os vereadores não querem trabalhar, que renunciem.” De um servidor público de Petrolina, revoltado porque os vereadores não apareceram para trabalhar na sessão da última quinta-feira (16).

Entre festas e cassados

O clima eleitoral em Santa Maria da Boa Vista está acirrado com a nova eleição para prefeito que vai acontecer por lá. Como sempre. As coisas ficaram ainda mais agitadas depois que a Justiça Eleitoral cassou, na última quinta-feira (16), o registro do candidato e ex-prefeito Jetro Gomes (PSB). A coligação da também candidata e prefeita interina, Eliane Costa (PSL), comemorou a notícia com um verdadeiro carnaval pelas ruas da cidade.

A Justiça entendeu que Jetro deu nulidade à eleição passada e por isso não pode concorrer. Já começaram as especulações sobre o provável substituto de Jetro. Os favoritos são o vice em sua chapa, Humberto Mendes, e a sobrinha de Jetro, Ana Graciliano, que é suplente de vereadora. O vereador Anselmo Gomes também corre por fora e coloca o seu nome.

O certo é que o clima continua quente e até pesquisas foram impugnadas por suspeita de favorecimento. Enquanto isso, o guia eleitoral no rádio da cidade continua fervendo. Jetro Gomes deve recorrer da decisão e os adversários suspeitam que ele deve continuar candidato, por meio de liminar, até o último dia, quando sairá da disputa, garantido seu nome e sua foto na urna, dando lugar depois a um de seus aliados.

 Se Jetro se utilizar desse expediente, repetirá a mesma artimanha usada por Robson Amorim (PSB), na vizinha cidade, Lagoa Grande. Robson saiu aos 45 minutos do segundo tempo, dando lugar ao seu filho Dhoni Amorim (PSB), que venceu a eleição e está no cargo.

Pano pra manga

O fato do município de Serra Talhada não ter sido contemplado com uma UPA 24 horas, gerou muita polêmica entre políticos locais. O deputado Sebastião Oliveira (PR) tachou o prefeito Luciano Duque (PT), de “incompetente”, mas o gestor lamentou a insistência do deputado em tentar politizar o fato. Segundo ele, em momento algum o governo municipal procurou apontar culpados e prefere mesmo acreditar em “falhas”.

Dobrado

O ministro da Integração FBC aproveitou o encontro com blogueiros do Nordeste para anunciar que o orçamento destinado a sua pasta registrou importante crescimento. Fernando Bezerra revelou que, em comparação aos recursos liberados em 2012 com aqueles repassados nos cinco primeiros meses de 2013, tudo leva a crer que o total do investimento na Integração em 2013 será próximo do dobro do anterior.

Reunidos

O prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé (PSB), recebeu em seu gabinete o deputado Augusto Cezar (PTB). Eles discutiram sobre a forte seca e a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Nem aí

Enquanto os servidores de Petrolina organizam assembleias para discutir os rumos da greve, deflagrada no início do mês, o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) permanece alheio aos fatos. No meio do rebuliço, ele decidiu lançar a programação do São João 2013 e ignorar os protestos.

Dando que se recebe

O prefeito de Santa Cruz, Gilvan Sirino (PSB), já declarou apoio ao colega socialista, deputado Fernando Filho. Gilvan aposta no retorno e já reforçou: “Queremos apoiar a reeleição dele porque sabemos que teremos muito trabalho em troca para a cidade.”

Desinformados

Os candidatos que participaram do concurso público realizado há quase um ano em Serra Talhada estão até agora à espera de respostas. O concurso foi cancelado, mas os candidatos não sabem se farão uma nova prova.

Nova sede

O Governo do Estado aprovou projeto que garante recursos para a construção da nova sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde. O prefeito, Tássio Bezerra, já comemorou: “A construção do prédio está orçada em mais de R$ 650 mil.”

União gay

São José do Egito pode ser a primeira cidade do Pajeú a formalizar um casamento de pessoas do mesmo sexo. Por lá, duas mulheres já anunciaram que vão entrar com pedido no Ministério Público para formalizar a união.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários