Coluna da Folha

por Carlos Britto // 29 de abril de 2012 às 07:00

Vai ser fundamental e importantíssimo para a gente poder replicar aqui também, em Petrolina, essa aliança que nós temos a nível estadual”.

Do deputado Fernando Filho, sobre apoio do (PDT) à sua pré-candidatura a prefeito de Petrolina

Rejeitado

Com a proximidade do período determinado pelo TSE, para realização das convenções partidárias, a tendência é que candidato e vice comecem a ganhar rosto e nome. Mas em Cabrobó, o que parecia certo pode não estar tão certo assim.

Na última semana, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) esteve na cidade para jogar sua carta: queria que a vaga de vice ao lado do médico Dr Auricélio Torres (PSB) fosse preenchida por um membro do grupo Novaes. Porém, o nome não agradou aos 9 vereadores da cidade, que logo manifestaram rejeição.

Dr Auricélio concorrerá à eleição com o apoio do atual prefeito Eudes Caldas (PTB), que o venceu no último pleito. Inicialmente o prefeito teria convidado para compor a chapa de vice o empresário Cláudio Novaes. Com esta decisão, deixaria satisfeito o grupo do deputado Rodrigo, o PTB, além de outros partidos que compõe a base do prefeito.

Mas o fato do deputado apresentar um nome que não está dentro do quadro do PTB do senador Armando Monteiro, e que não tem a aprovação dos vereadores, causou um grande mal estar dentro do grupo de coalizão que sustenta a pré-candidatura do médico Auricélio.

Segundo Rodrigo, a escolha do vice sairá mesmo de conversações: “Temos, dentro do nosso grupo, nomes que correspondem às expectativas. Muito em breve estaremos com o nome definido. Volto a lembrar que o processo de escolha está sob a liderança do prefeito Eudes Caldas.” O prefeito, por sua vez, disse que nada está decidido e vai conversar.

Ganhando apoios

O pré-candidato a prefeito de Tacaratu (PE), Eydinho Júnior, não terá apenas o apoio do seu primo e ex-prefeito da cidade, Cléber Araújo. O atual prefeito de Tacaratu, mais conhecido por ‘Dadau’, também ratificou seu apoio a Eydinho. É mais um reforço de peso no palanque do pré-candidato, que já tem ao seu lado sete dos nove vereadores da cidade, além de outras lideranças políticas e empresariais.

Expectativa

Enquanto a prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera, (PR) não define quem vai ser seu vice, a oposição do município vive a expectativa do momento em que o governador Eduardo Campos oficializar o nome do ex-prefeito Robson Amorim (PSB) como pré-candidato da Frente Popular. O secretário Ranilson Ramos chegou a demonstrar publicamente a pretensão do governador em tornar Robson pré-candidato.

Três por um

A oposição de Tabira, que iria escolher um cabeça através de pesquisa com os nomes de Tadeu Sampaio, Maria Nelly e Genedy Brito, mudou. O grupo substituiu os três pelo nome do ex-prefeito Rosalvo Sampaio.

Em situação grave

Em Araripina, a expectativa sobre a cassação ou não do mandato de Lula Sampaio está dividida. Alguns acreditam que Lula retornará ao cargo, outros acham que a Justiça vai cassar mesmo o seu mandato. A situação de Sampaio é grave, e a cassação não seria surpresa.

Já se armou

O ex-prefeito Valdeir Batista vai à Araripina reunir filiados do PRB e promete novidades. Segundo boatos, Valdir apresentará uma pesquisa que encomendou no município e, armado com números, deve definir seu rumo. Aliados garantem que ele se saiu bem na pesquisa.

O banco de reservas

Os ex-vereadores de Serra Talhada, Ronaldo e Faeca Melo, disputam a vaga de vice ao lado de Sebastião Oliveira. Mas alegam que a vaga é do ex-prefeito Geni Pereira, que teve contas rejeitadas e corre o risco de não poder disputar.

Do legislativo ao executivo

O presidente da Câmara de vereadores de Custódia, Ary da Josmed, aderiu ao grupo do prefeito Nemias Gonçalves e agora quer a vaga de vice. Ary foi eleito com uma expressiva votação e conta com o apoio de alguns pares e de aspirantes ao cargo de vereador.

Declaração repudiada

A declaração do empresário José de Arimatéia, dizendo que o PRB estadual estaria “interferindo” na sigla municipal de Tabira, não foi bem digerida. O presidente estadual da legenda, de público, repudiou a declaração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários