O crescimento do Covid-19 e a bronca para os prefeitos
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito de Bezerros, Breno Borba (PSB), tiveram que retroceder no plano de retomada das atividades econômicas, após determinação do Governo de Pernambuco. Tudo deve voltar à estaca zero a partir desta sexta (26) até o dia 5 de julho. As duas cidades devem fiscalizar, para que a população só saia de casa para serviços essenciais como supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde.
A decisão aconteceu depois que os dados do governo apontaram que as duas cidades caminhavam na contramão do resto do Estado em relação à diminuição do número de casos de Covid-19, sendo responsáveis por registrar 71% de aumento no Agreste, na última semana. O salto foi de 267 para 358 casos. Em Caruaru foi de 97 para 152. Em Bezerros, de 27 para 37 casos.
O secretário estadual de Saúde, André Longo afirmou que o objetivo é “uma redução do R, ou seja, da velocidade de crescimento de casos na região. Menos casos graves, menos solicitações de UTI”, destacando que os próximos 10 dias também será permitido o funcionamento de atividades industriais, da construção civil, com metade da capacidade e de restaurantes para o serviço de delivery.
Sem condições
Em São Caetano (PE) o ex-prefeito José da Silva Neves, conhecido como Dr. Neves, corre contra o tempo para tentar reverter na justiça o direito de disputar a prefeitura ainda este ano. Ele acusa o pré-candidato pelo PSL, Josafá Almeida, de “articular manobra sórdida” com alguns vereadores para tirá-lo do páreo. E descarta qualquer possibilidade de caminhar com Josafá.
Se livrou
Em Carnaíba (PE), o prefeito Anchieta Patriota conseguiu derrubar no TCE uma multa de R$ 26 mil, expedida pela conselheira Tereza Duere, que além da multa, suspendia licitações da prefeitura. Após recorrer, o TCE afirmou por unanimidade que “a penalidade pecuniária pode ser excluída à luz dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade”.
Culpou a Celpe
Em Itapetim (PE) o prefeito Adelmo Moura coloca a culpa da demora para restabelecer o Açougue Municipal, no tempo em que a Celpe está levando para fornecer energia elétrica. Segundo o prefeito, não há nenhuma irregularidade ou pendência da prefeitura com o órgão, e que só depende dela (Celpe) para as atividades voltarem a acontecer no local.
Pegou mal
O pré-candidato oficial pelo PT em Tabira (PE), Flávio Marques, se vê em uma situação delicada após as contas do seu padrinho, o prefeito Sebastião Dias, serem rejeitadas pelo TCE justamente em uma das principais pautas de campanha: a educação. O que pode deixar a situação ainda pior é a possibilidade da Câmara confirmar a decisão, já que o prefeito não tem maioria.