Coluna da Folha

por Carlos Britto // 13 de julho de 2020 às 07:00

Foto: arquivo

A bronca de Petrolina e Juazeiro com a CNN Brasil

Uma matéria exibida neste domingo (12) pela rede de TV CNN Brasil promoveu um forte debate e ganhou a reprovação dos moradores de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Separadas apenas pelo Rio São Francisco e unidas por uma ponte de 800 metros, as cidades se revoltaram pela falta de informação colocada no ar em uma reportagem.

A matéria fala que Petrolina decretou lockdown, quando apenas o comércio foi fechado e não há, nem mesmo, a proibição de sair às ruas em certos horários, ao contrário da cidade baiana, que decretou o toque de recolher e, ao que tudo indica, vai reeditar a medida.

Uma outra informação errada é que a principal cidade do São Francisco teria 280 mil habitantes. De acordo com relatório do IBGE, de 2019, Petrolina conta hoje com mais de 349 mil habitantes.

A matéria acusa ainda que moradores da Bahia estaria lotando os leitos de UTIs de Petrolina, quando as cidades do São Francisco fazem parte da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia, conhecida como Rede PEBA – um protocolo de cooperação em convênio com o SUS onde os municípios conveniados usam os serviços e dividem a conta.

Pelas duas cidades os protestos contra o conteúdo da reportagem povoam as redes sociais. Petrolina e Juazeiro, cantadas em músicas e versos, também se unem para encarar uma boa briga.

Candidatura própria 

O Partido do Trabalhadores do município de Flores (PE) decidiu seguir o que a legenda vem fazendo pelo Estado: lançando candidaturas próprias, na tentativa de reerguer a sigla. O nome escolhido para encarar a majoritária foi do vereador Onofre de Souza, que está no seu quinto mandato. A candidatura tem o apoio dos ex-prefeitos Arnaldo da Pinha, Chico dos Correios, Gilmar Queiroz e da ex-prefeita Soraya Morioka.

Multas em Carnaíba 

O MPPE recomendou ao presidente da Câmara de Vereadores de Caraníba (PE), Gleybson Martins (PDT), que regularize, no prazo de 45 dias, as pendências relacionadas à transparência dos gastos da Casa. Além disso, também recomendou ao prefeito Anchieta Patriota (PSB) que aplique multa para quem não utilizar máscara na cidade e que adote medidas para garantir o cumprimento do decreto relacionado à pandemia do Coronavírus. 

Absolvido 

Em Santa Terezinha (PE), o ex-prefeito Delson Lustosa, que é pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano pelo Podemos, saiu vitorioso no Tribunal Regional Federal da 5º Região (TRF5) no Recife (PE) em um processo de improbidade administrativa proposto pelo Ministério Público Federal, em relação a não aplicação do percentual mínimo em educação (25%) no ano de 2010. 

Dobradinha 

O empresário Gustavo Melo confirmou que será o candidato a vice na chapa da prefeita e pré-candidata à reeleição, Sandra Magalhães, do PT de Calumbi (PE). Gustavo é do PSD e aceitou o convite após o grupo perder o vice-prefeito Quinca Martins, que se aliou ao ex-prefeito Joelson. Sandra tem dito que o primeiro mandato foi para arrumar a casa.

Coluna da Folha

  1. Edinaldo Ferreira dos Santos disse:

    Na verdade o repórter da CNN afirmou que Petrolina tem 220 mil e não 280 mil, ou seja, foi pior ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários