Coluna da Folha

por Carlos Britto // 22 de julho de 2020 às 07:00

Ricardo Ramos/ Foto: Blog do Carlos Britto – Arquivo

Ricardo Ramos tenta reeleição em Ouricuri para virar prefeito pela terceira vez

O ‘pula e entra’ em barco eleitoral no período da eleição é sempre um capítulo à parte na disputa. Em Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, a pré-candidatura à reeleição do prefeito Ricardo Ramos (PSDB) perdeu uma das lideranças da comunidade de Passagem das Pedras, o jovem Junior Viana, que pela primeira vez trocou a família Ramos para apoiar a pré-candidatura do empresário Lanarte Coelho – o Botinha (Solidariedade), que ficou em segundo lugar nas eleições de 2016.

Botinha é cabeça de chapa no time da oposição e vai tentar a prefeitura mais uma vez, agora para impedir a reeleição de Ricardo nas eleições de novembro deste ano. Ele conta com apoio do vice-presidente nacional do Solidariedade, Augusto Coutinho, e do deputado estadual Antônio Fernando, que participaram do ato de sua filiação ao partido Solidariedade, na tentativa de ampliar a inserção da legenda no Estado de Pernambuco. 

Outro que deve entrar para a disputa é o empresário Josemir Pereira Paz (PDT), popularmente chamado de “Pedro do Pipa”, que com respaldo do secretário de Trabalho e Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, diz que vai buscar alavancar a geração de emprego e renda voltada para as pequenas atividades e a agricultura familiar.

A movimentação por lá é para que Ricardo não vire prefeito pela terceira vez, após ter levado a melhor em 2016, com 45% dos votos, contra 23% de Botinha, deixando Cezar de Preto (PSB) na terceira colocação, com 7.109 votos; Dr. Anderson (PTN) com 2.169 votos; Assis Júnior (PHS), 1.085 votos; Marcello Cavalcanti (PMDB), 447 votos; e Juarez Saraiva (PTB), 352 votos. A dúvida é: quem mais vai colocar seu nome no páreo para frear a reeleição de Ricardo em novembro?

Aliados em retirada 

O prefeito de Solidão (PE), Djalma Alves (PSB), vem perdendo grandes aliados na disputa pela reeleição em novembro deste ano. Depois do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Zé Raimundo, agora foi a vez de um integrante do próprio governo. O secretário de Agricultura, Murilo Amorim, entregou o cargo e deixou a base aliada do governo para apoiar a pré-candidatura da ex-prefeita Cida Oliveira (Podemos).

Marconi anuncia os seus 

Em Flores (PE), o prefeito Marconi Santana (PSB) apresentou os nomes que disputarão as eleições de novembro ao seu lado. Ao todo 16 pré-candidaturas, 11 homens e 5 mulheres, todos pelo Partido Socialista Brasileiro. Na reunião, Marconi detalhou as estratégias para as eleições, pontuou os desafios e as perspectivas para caso vençam a disputa.

Sebastião aposta em Cibely 

Em Arcoverde (PE), o Avante do deputado federal Sebastião Oliveira, o “Sebá”, aposta todas as fichas na pré-candidatura da vereadora Cibely Roas para a prefeitura do município nas eleições deste ano. segundo ele, algumas pesquisas internas já apontam uma condição confortável para a parlamentar. As apostas agora são para que ela vá junto com o delegado Israel Rubis, como vice, em um entendimento entre PP e Avante em nível estadual. 

Adversário tímido 

Em Caruaru (PE), nesta altura do ano eleitoral, ainda é desconhecido o nome do pré-candidato da oposição que tentará impedir a reeleição da tucana, Raquel Lyra. Por enquanto o cenário parece levar ao mesmo palanque os deputados Tony Gel e José Queiroz. E mesmo com uma oposição tímida, o PP poderá levar o delegado Erick Lessa para a disputa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários