Coluna da Folha

por Carlos Britto // 27 de julho de 2020 às 07:00

Foto: divulgação

Uma disputa política com consequências na saúde

A guerra política entre a reitoria da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) não é fato novo em Petrolina. A nova briga começou quando a Univasf solicitou, há alguns meses, 70 respiradores ao Governo de Pernambuco para o Hospital Universitário (HU), que recebe pacientes de 52 municípios e em termos de população cobre cerca 1,8 milhão de pessoas, mas o governo teria demorado mais do que o previsto para responder.

Depois que, finalmente, o Estado enviou 40 respiradores, a EBSERH, gestora geral do HU, acabou devolvendo 20. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse em entrevista à Grande Rio FM que estranhou o fato.

Nos causou surpresa o recebimento desse ofício solicitando a devolução dos respiradores e monitores que cedemos à Univasf, porque foi um pedido do próprio HU, junto com a reitoria da Univasf, para que nós pudéssemos disponibilizar respiradores e monitores. O número inicial pedido, inclusive, era de 70 (respiradores). Nós acordamos fazer (o envio de) 40, fizemos um termo de cessão com o reitor Paulo César Fagundes para que fossem implantados leitos adicionais no HU”.

A EBSERH enviou nota dizendo que o que tinha sido pedido pelo reitor não havia sido combinado com ela. Dos respiradores devolvidos, dez ficaram com a prefeitura de Petrolina e os outros dez com a UPE. O que fica claro é que a Univasf tem um reitor pró-tempore indicado pelo Governo Bolsonaro e a direção do HU também tem diretores indicados pelo mesmo governo, e que não falam a mesma língua.

Avante e PT unidos

Integrantes do Partido dos Trabalhadores em Santa Cruz da Venerada (PE), no Araripe, se unem ao Avante, partido da atual prefeita e candidata à reeleição, Eliane Soares, para caminharem juntos na recondução da gestora à administração municipal. Segundo eles, o grupo de oposição tentava o apoio dos petistas nas eleições deste ano, mas a estratégia teria dado errado.

Cansados de esperar

Algumas prefeituras na região do Pajeú decidiram iniciar a reforma de trechos em rodovias para facilitar o tráfego dos condutores de veículos. Em Brejinho, a prefeita Tânia Maria (PSB) iniciou uma operação tapa-buracos em parte da PE-275. Em Itapetim, o prefeito Adelmo Moura (PSB), também iniciou reformas na PE-263, com tapa-buracos, roço das margens e paralelepípedos.

Não vai desistir

O ex-prefeito e pré-candidato à majoritária em Serra Talhada, Carlos Evandro (Avante), disse à imprensa que não teme problemas judiciais que o tirem da corrida eleitoral deste ano, mesmo com julgamento com contas rejeitadas em sua gestão. Ele diz que não tem plano B para o grupo político do qual faz parte.

Preferidos de Armando

Para as eleições de 15 de novembro, o ex-senador Armando Monteiro aposta em Márcia Conrado (PT) em Serra Talhada, Miguel Coelho (MDB) em Petrolina, Zé Negão (Podemos) em Afogados da Ingazeira, Sávio Torres (PTB) em Tuparetama, Anderson Lopes (PTB) em Itapetim, Francisco Dessoles (PTB) em Iguaracy e no grupo de Tassio Bezerra (PTB) em Santa Cruz da Baixa Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários