Coluna da Folha

por Carlos Britto // 12 de maio de 2012 às 07:00

Coluna da folha

Eudes Caldas - Prefeito de Cabrobó


“Nós temos hoje em Petrolina 29 nomes que estão dispostos a postular uma cadeira na câmara de vereadores da cidade, este negócio de desistência não existe
”.

Do ex-vice-presidente do (PRP), Gracenildo Correa, sobre desistências no partido

Seca: é preciso conviver

No tempo em que tantos município do sertão pernambucano estão sofrendo com os graves efeitos da seca, algumas cidades ainda conseguem mostrar trabalho e promover ações que vão além de obras eleitoreiras.

Em Cabrobó, o prefeito Eudes Caldas (PTB) tem realizado algumas destas ações, que apesar de não resolver o problema, são essenciais para manter o mínimo de dignidade das pessoas que padecem com a estiagem.

O gestor instituiu uma comissão para enfrentar os efeitos provocados pela seca tendo como integrantes representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Associações Rurais, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e Conselho de Desenvolvimento Rural. Ou seja, todos participam.

A iniciativa é uma tentativa organizada de agregar vários segmentos da sociedade para planejar e executar ações de enfrentamento a grave estiagem na cidade. O prefeito admitiu que não é possível resolver o problema da seca, mas é preciso conviver com ele. “Uma seca desta só houve em 1943, então é preciso buscar alternativas concretas para conviver com ela já que não podemos acabar definitivamente com isto”, declara.

Em tempos de seca, conviver é mesmo preciso, e bom senso entre os prefeitos para administrar as ações paliativas, pode ser a diferença entre a vida e a morte do sertanejo. O que não se vê por ai.

Esquema desmantelado

O presidente estadual do PRP, Ernesto de Paula, esteve em Petrolina para “desmantelar” o que chamou de “esquema”, que segundo ele, estaria tentando vender o partido. Ernesto garantiu que as ações eram de grupos isolados. “Estavam vários grupos isolados dentro do nosso partido querendo vender o partido e nós estamos aqui justamente para desmantelar este esquema isolado de pessoas que não merecem estar conosco”.

 Dívida quitada

O anúncio de novas adesões aos pré-candidatos de Petrolina tem deixado muita gente de orelha em pé. A expectativa agora está voltada para o (PRTB), que ainda não definiu um nome, mas por gratidão, poderia apoiar o deputado e pré-candidato Odacy Amorim (PT). O problema é que o vereador Ibamar Fernandes, líder da sigla no município, garantiu que a dívida com Odacy já foi quitada nas urnas.

Rejeitadas

O (TCE) julgou irregulares as contas da Prefeitura de Floresta do exercício de 2009. O relator do processo apresentou seu parecer pedindo a rejeição das contas da prefeita Rosângela de Moura (PSB)

Não quer mais

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), tem buscado amigos para tentar uma reaproximação com o ex-socialista Gilberto Rodrigues, que abriu uma dissidência no PSB e promoveu uma aliança entre socialistas, republicanos, petistas e o partido verde.

Todos contra um

O PSB de Triunfo ainda não definiu para onde vai. Na cidade, cinco partidos PSD, PCdoB, PT, PSDB e PP se uniram para tentar evitar a reeleição do atual prefeito, desta união sairá um nome para encabeçar a chapa opositora: Maninho (PSD), Paulo Ítalo (PCdoB) ou Lula Baião (PCdoB).

É pra valer

Em Tabira, José de Alencar Vidal, (PPS) já avisou que a terceira via vai surpreender muita gente. “Vidalzinho” confirmou a unidade entre PPS e PRTB para as eleições e admitiu ter sido procurado por lideranças de outros partidos.

Linha genética

Chegou ao fim o jogo de “esconde-esconde” no município de Tuparetama. Depois que o prefeito Sávio Torres (PTB) apresentou os seus candidatos, a oposição apresenta agora o seu: A ex-primeira dama Vanilda Patriota, esposa do ex-prefeito Vitalino Patriota.

Vereador prefeito ou deputado?

Surge mais um pré-candidato a prefeitura de Araripina: O ex-vereador Nunes Rafael (PHS), que já disputou por duas vezes uma vaga na câmara federal, confirmou que vai entrar na disputa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários