Coluna da Folha

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2020 às 07:07

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Justiça suspende impeachment de Clebel Cordeiro

Em Salgueiro (PE), no Sertão Central, um processo de impeachment contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Clebel Cordeiro (PL), foi suspenso pela Justiça, que considerou irregular o momento em que o ato foi instaurado na Casa Legislativa. O juiz da Segunda Vara Cível do município, Neider Moreira Reis Junior, aceitou o pedido do prefeito e determinou que a Câmara de Vereadores suspendesse o processo.

O caso já tinha sido considerado pelo grupo governista uma “manobra” do presidente da Casa, George Arraes (PSB), para tentar atrapalhar o processo de reeleição do gestor. De acordo com o grupo do prefeito, o requerimento que pedia o início do processo não estava na pauta do dia e foi colocado no lugar de outros que já estavam em andamento. Mesmo assim, o pedido foi votado e aprovado com o placar de 7×7, e George foi o responsável pelo desempate, tornando o pedido aceito pela Casa.

Para os vereadores da bancada de oposição, Clebel teria cometido crime de responsabilidade por “furto de água da Transposição do Rio São Francisco, evasão de terra e desmatamento”. Por meio de nota, a assessoria de imprensa da prefeitura declarou que tudo não passou “de uma armação para prejudicar o prefeito”, e que tudo já tinha sido esclarecido na Justiça.

E não deu outra: a Justiça, além de determinar a suspensão do processo, ainda disse que “a maneira como se desenrolaram os fatos que culminaram no recebimento da denúncia foi, no mínimo, suspeita, ofendendo não só a publicidade necessária ao ato, como (possivelmente) excluindo a base aliada do prefeito da apreciação consciente do tema“.

Propaganda irregular

Em Petrolina, a Justiça Eleitoral mandou recolher material de campanha do candidato a prefeito Julio Lossio Filho (PSD), por propaganda irregular. De acordo com o termo registrado de ocorrência, a coordenação de campanha do candidato errou ao fixar bandeiras no solo, violando o espaço mínimo de um metro para passeio. As bandeiras foram recolhidas.

Guerra de acusações

Em Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco, uma guerra de acusações foi travada entre governistas e oposicionistas na Câmara de Vereadores. A principal forma de se manifestarem nas últimas sessões tem sido a Moção de Repúdio. De um lado a oposição discorda do comportamento do secretário de Agricultura, e de outro, o governo acusa o ex-vereador e candidato a prefeito, George Duarte, de atos de improbidade.

Os debates

Os candidatos a prefeito de São José do Egito (PE), Roseane Borja (MDB) e Rona Leite (PT), chamaram os outros dois candidatos, Evandro Valadares (PSB) e Romério Guimarães (PP), de “fujões” por não terem comparecido ao debate promovido pela Rádio Pajeú. Evandro não emitiu nenhum comunicado, e Romério disse estar de luto por um familiar.

Mantida

Em Serrita (PE), o Ministério Público Federal manteve a condenação do ex-prefeito Carlos Cecílio, por improbidade administrativa, na aplicação de recursos federais provenientes do Ministério da Saúde. Ele e mais 3 secretários da época foram acusados de fraude em processo de licitação. As penas foram suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa e ressarcimento integral pelo dano causado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários