Machados e a chapa dos bananeiros
Faltando 5 dias para as eleições municipais, o cenário político de Machados, no Agreste Setentrional, deu uma reviravolta nessa reta final. Acontece que o até então candidato a prefeito do município, João Morais (MDB), acabou abandonando a disputa para apoiar o candidato Juarez da Banana (PSB). A aliança, é claro, vem sendo festejada pelos dois grupos.
Apesar de agradar um lado, o fato inusitado vem gerando muitos comentários e especulações na cidade, uma vez que, na época das convenções partidárias, a autenticação da candidatura para prefeito de Cido Plácido (PL), foi marcada por dúvidas e muita indefinição, justamente porque o candidato à vice de Cido, Eraldo do Posto (PTB), acabou renunciando ao cargo no ato da convenção, pois segundo ele, João Moraes seria incluso na chapa de Cido. Na época, João negou tudo pelas redes sociais e disse que sua chapa, formada por ele e o irmão, Arthur Moraes, estava confirmadíssima.
Porém, não foi nada disso que vimos acontecer nos últimos dias: não deu nem chapa única e nem composição com Cido. João acabou indo para o lado mais improvável, que foi apoiar a candidatura de Juarez da Banana.
A “chapa dos bananeiros” formada por Juarez da Banana e Silvino da Banana é apoiada pelo atual prefeito Argemiro Pimentel, que também é presidente municipal do PSB. Desde a apresentação das pré-candidaturas, Argemiro apresentou total apoio à chapa composta por Juarez e Silvinho. Agora, é ver qual a escolha que a população de Machados vai fazer depois de tanta reviravolta.
Intensificaram
Na reta final das eleições municipais, o deputado federal Raul Henry (MDB), o engenheiro Aurivalter Cordeiro e o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) intensificaram o apoio à chapa formada por Dim Saraiva e Antonio de Nestor em Cabrobó (PE).
Pesquisas em Araripina
Em Araripina, os adversários políticos buscam soluções nas pesquisas eleitorais. A disputa vem se apresentando cada vez mais acirrada entre o atual prefeito, Raimundo Pimentel (PSL), e Tião do Gesso, do Solidariedade. Nada está definido por lá.
Não vai fechar
O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), gravou um vídeo alertando a população sobre uma fake news de que ele teria decretado o fechamento do comércio local devido ao contágio do novo coronavírus durante o período eleitoral. “É uma mentira daqueles que querem causar o pânico”. Segundo o prefeito, o município está sem casos graves. “Não acredite em mentira, não acredite em fake news”, declarou.
Alvo
Em Garanhuns, o atual prefeito Izaías Régis (PTB), sua família e outras pessoas próximas dele se tornaram alvo de investigação criminal. A denúncia é que eles podem ter praticado um mega esquema de corrupção. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu inquérito para investigar um possível ato de improbidade administrativa sobre enriquecimento ilícito do atual gestor.
Cancelada
A divulgação de uma pesquisa eleitoral foi cancelada na cidade de Ouricuri (PE). Segundo a denúncia, a pesquisa não “atendeu aos requisitos de ponderação para grau de instrução e nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho a ser executado, entre outras irregularidades”. Por essa razão, o juiz eleitoral Carlos Neves declarou a ineficácia e invalidade da pesquisa.