Coluna da Folha

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2020 às 07:07

Foto: Blog do Carlos Britto

Caribé anuncia secretariado com mãe e esposa no time 

Enquanto a maioria dos prefeitos eleitos ou reeleitos ainda faz mistério acerca dos futuros secretários municipais, em Belém do São Francisco (PE), Sertão de Itaparica, Gustavo Caribé (MDB) fez diferente. Sem rodeios, ele já anunciou seu staff administrativo.

Os titulares das pastas são os seguintes: Kely Marcula (Secretaria de Finanças e Administração); Núria Granja Caribé, mãe do prefeito (Secretaria de Saúde); Laisa Cavalcante (Secretaria de Assistência Social); Ivison Teixeira (Secretaria de Turismo e Cultura); Maria do Patrocínio (Secretaria de Educação); Eveline Bacana (procuradora do Município); e Fabrícia Romão (Controladoria Interna).

Prestes a iniciar sua terceira passagem pela Prefeitura de Belém a partir do dia 1º de janeiro de 2021, Gustavo Caribé revelou novidades para esta gestão. Ele adiantou que as pastas de Infraestrutura e de Agricultura não terão secretários.

A de Infraestrutura ficará sob sua responsabilidade, enquanto a Secretaria de Agricultura terá à frente o vice-prefeito eleito, Dr. Batista (Avante). A decisão foi tomada, segundo Caribé, “para reduzir gastos”.

Se por um lado o prefeito eleito não quer comprometer sua terceira gestão perante a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por outro pode estar gerando uma polêmica na cidade. Duas das integrantes do secretariado de Caribé são parentes diretas dele.

Núria Granja Caribé (Saúde) e Laisa Cavalcante (Assistência Social) são, respectivamente, mãe e esposa do prefeito eleito. Mesmo se a questão da meritocracia for levada em conta, Gustavo pode acabar estimulando uma discussão controversa sobre o uso da máquina administrativa em prol de sua própria família. Para um governo que ainda nem começou, uma polêmica como essa, logo de cara, seria melhor evitar.

Passou o bastão

O que o vereador de Petrolina, José Batista da Gama, queria nas eleições deste ano ele conseguiu: emplacar seu herdeiro político, Wenderson Batista (DEM), o ‘Pé de Galo, na Câmara de Vereadores. Agora é hora de Zé Batista prestar contas do que realizou ou deixou de realizar em cinco mandatos na Casa Plínio Amorim. Hoje (8) ele vai fazer justamente isso no plenário.

Decreto descumprido

Em Sertânia (PE), o prefeito Ângelo Ferreira (PSB) editou um decreto com novas restrições para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Entre as medidas estão a suspensão de atividades esportivas nas quadras e ginásios poliesportivos, além de estádios e campos de futebol. A determinação passou a valer no último dia 27 de novembro, com duração de 20 dias. Mas por lá, assim como em outras cidades, a população não quer nem saber. O decreto foi descumprido no sábado (5), com a liberação de jogos de futsal na quadra do Ginásio Epaminondas Morais.

Decisão ampliada

Se depender do deputado federal sertanejo Augusto Coutinho (SD-PE), a decisão do STF que barrou a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado vai valer também para assembleias e câmaras municipais de Pernambuco. Ele é autor da PEC nº 432/2014), que pretende justamente mudar essa história.

Diplomação

Em Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco, a diplomação dos vereadores eleitos e reeleitos para a próxima legislatura já tem data marcada: dia 16 de dezembro. E ocorrerá de forma remota.

Coluna da Folha

  1. Josefa Maria disse:

    E a Fabrícia Romão ainda é casada o cunhado do prefeito eleito, portanto sua concunhada. kkkk.

  2. Alberto disse:

    Se fosse diferente me causaria estranheza .
    Essa é a política tradicional de Belém .
    A muitos anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários