Coluna da Folha

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2020 às 07:00

Foto: divulgação

A batalha de Araripina na disputa sem fim

Em Araripina (PE), Sertão do Araripe, a reeleição do prefeito Raimundo Pimentel (PSL) coroa uma batalha dura contra a família Arraes na Terra do Gesso. Com um início tímido em um governo criticado, o atual prefeito encontrou o caminho, derramou um caminhão de obras na cidade e venceu uma eleição pouco provável há alguns meses.

Reeleito no dia 15 de novembro com 23.350 votos, Pimentel enxergou no grupo do senador Fernando Bezerra (MDB) a alternativa para virar o jogo. Foi o casamento que deu certo, já que o senador também queria ampliar sua base política no Araripe.

O nome do vice-prefeito e presidente da Câmara Municipal, Evilásio Mateus, aliado de primeira hora dos Coelhos, caiu como uma luva nas pretensões do grupo de Pimentel, que viu o atual vice-prefeito Bringel filho, romper, sair, candidatar-se a prefeito, desistir e voltar ao ninho.

O próximo desafio de Raimundo Pimentel será garantir uma boa votação ao deputado Fernando Filho (DEM), retribuindo a gentileza, e recuperar o mandato como deputada estadual de sua esposa Socorro Pimentel, que não conseguiu se reeleger para a Casa Joaquim Nabuco.

Além de conseguir sua reeleição, Pimentel impôs uma derrota ao seu adversário maior, Tião do Gesso (SD), mas não tão dura quanto sentiu o grupo do ex-prefeito Alexandre Arraes, seu adversário histórico, esposo da atual deputada, Roberta Arraes (PP). Quem pensar que essa guerra acaba aqui está muito enganado. As próximas batalhas já estão agendadas.

Só em fevereiro

Continuam as expectativas em torno do candidato a prefeito eleito em Pesqueira (PE), no Agreste, Cacique Marquinhos (Republicanos). O julgamento do TSE para definir se ele assumirá ou não a prefeitura ficou para fevereiro 2021. Até lá, Marquinhos não pode pedir liminar nem ser diplomado. Dessa forma, o vereador que vencer a eleição para a presidência da Câmara Municipal assumirá o Executivo interinamente.

Cobrança de aliado

Aliado do governador Paulo Câmara (PSB), o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) cobrou mais UTIs Covid-19 para o Sertão do Araripe, sua base eleitoral. O parlamentar também pediu para agilizar a vacinação contra o Coronavírus em Pernambuco. O pedido foi feito durante reunião da Comissão de Saúde da Alepe.

Fim do lixão

Machados (PE), no Agreste do Estado, comemorou ontem (20) seus 57 anos de emancipação política dando um grande presente à população.   Atendendo à determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e ao Ministério Público de Pernambuco, o prefeito Argemiro Pimentel determinou o encerramento das atividades do lixão local. O meio ambiente agradece.

O Secretariado de Marcones

Em Salgueiro (PE), Sertão Central, o prefeito eleito Marcones Sá (PSB)  confirmou ontem (20) seu futuro secretariado. Um dos nomes é o de George Arraes, para a pasta da Saúde. Ele é o atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores. O vice-prefeito eleito Edilton Carvalho assumirá a pasta de Desenvolvimento Econômico. A vereadora eleita Eliane Alves vai assumir a de Planejamento e Meio Ambiente, abrindo caminho para o vereador Erivaldo Pereira, que ficou na suplência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários