Coluna da Folha

por Carlos Britto // 23 de dezembro de 2020 às 07:15

Foto: Jonas Santos

A força política e o oásis Petrolina

Quando o Monsenhor Ângelo Sampaio, ainda no século passado, dizia que Petrolina era a Terra dos Impossíveis, nem imaginava que a profecia iria se cumprir com tanta força. A maior cidade do Sertão segue sendo um oásis de prosperidade, apesar de todas as adversidades.

Petrolina segue recebendo ministros, ganhando investimentos e vê as obras na cidade continuarem com força total.

Agora mesmo, em um investimento altíssimo, Petrolina acompanha a construção de dois viadutos da Avenida Sete de Setembro, uma das principais vias da cidade, com entrega prevista para um até fevereiro e o outro em abril.

Os viadutos fazem parte de uma complexa reestruturação viária e possuem 600 metros de extensão por 7,5 metros de altura.

O prefeito Miguel Coelho, que sonha em colocar o seu nome na mesa para 2022, disse que a obra prepara a cidade para o futuro. “Estamos deixando Petrolina planejada para os próximos 20 ou 30 anos”, ressaltou.

Para não ser diferente e o Natal não chegar sem presente, o deputado federal Fernando Filho (DEM) irmão do prefeito, anunciou em suas redes que o DNIT homologou a licitação das obras de duplicação da BR-428/PE, no trecho da saída para o Recife, em um investimento de quase R$ 42 milhões.

Com esse anúncio, Petrolina, que é a maior exportadora de frutas do Brasil, pode melhorar o tráfego da região para escoamento da produção da fruticultura sertaneja, mola propulsora de uma terra que viu sua redenção na força da agricultura irrigada. O tráfego lento e acessos esburacados é um dos maiores problemas registrados pelos produtores.

Convocação suspensa

Em Tabira, no Sertão do Pajeú, o juiz Jorge William Fredi deferiu liminar suspendendo os atos de convocação e nomeação de novos concursados feitos pelo atual prefeito Sebastião Dias (PTB). O magistrado acabou acatando a ação popular da prefeita eleita Nicinha Melo (MDB), a Nicinha de Dinca, a qual alegou que as nomeações eram nulas, já que violavam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e portanto não poderiam produzir efeitos.

Secretariado anunciado

Em Passira, no Agreste, o prefeito reeleito Severino Silvestre (PSD) já confirmou os nomes para seu secretariado nos próximos quatro anos. Como havia prometido em campanha, Silvestre montou uma equipe totalmente renovada para o seu novo mandato. Além disso, cinco pastas terão mulheres como titulares.

Prorrogação do auxílio

A deputada estadual Dulci Amorim (PT) solicitará a todos os deputados federais e senadores que representam o Sertão que se mobilizem junto ao governo federal no intuito de prorrogar o auxílio emergencial. O benefício é pago aos trabalhadores prejudicados economicamente pela pandemia de Covid-19. A última parcela do abono acaba este mês. Em sua justificativa, a parlamentar alega que o auxílio é a única fonte de renda para 36% dos beneficiados.

Sincero e realista

Reeleito em Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, o prefeito Vilmar Cappellaro vê um início de segundo mandato ainda mais difícil em relação a recursos. Por isso, já avisou que irá atrás dos parlamentares que tiveram boas votações no município, além do governo federal. Cappellaro também deverá fazer várias mudanças em sua equipe para a próxima gestão.

Coluna da Folha

  1. Defensor da liberdade disse:

    O TRF-4 sabe o motivo da força política.

  2. Leonildo Dias Moreira disse:

    Esse defensor deve chupar limão todos os dias ao acordar…kkkk Que camarada amargurado, azedo !!!! Relaxe brother a eleição acabou.. kkk

    1. Defensor da liberdade disse:

      E você é uma ameba que desconhece como funciona as coisas em Brasília. Sinto pena de você, deve ser pobre também, é comprovado cientificamente que burrice e pobreza andam de mãos dadas….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários