Coluna da Folha:
“Guilherme Coelho não teve foi coragem de enfrentar as urnas outra vez”.
Do candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, sobre vice de Júlio Lóssio, Guilherme Coelho.
Em fogo brando
O primeiro grande debate entre os quatro candidatos a prefeito de Petrolina finalmente aconteceu, mas quem esperava um verdadeiro duelo viu apenas algumas fagulhas de polêmica, num debate que começou frio e terminou apenas morno.
Júlio Lóssio (PMDB), Fernando Filho (PSB), Odacy Amorim (PT) e Rosalvo Antônio (PSOL) mantiveram o tom de campanha e evitaram tocar em assuntos mais delicados.
Os candidatos dedicaram grande parte do debate para apresentar suas propostas e alguns aproveitaram o espaço para alfinetar os adversários, a exemplo do candidato Rosalvo Antônio (PSOL) que insistentemente provocou: “Vocês tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram”.
Alguns temas como Nova Semente, vendas de terrenos e indicação de cargos por políticos deram um tom mais quente ao debate. Fernando Filho aproveitou para criticar a área da saúde. “O senhor como médico não deveria ter cuidado melhor da saúde?” questionou ao prefeito.
Já Odacy aproveitou o rompimento entre Lóssio e seu vice e criticou: “Guilherme não teve coragem de enfrentar as urnas”. E o prefeito, para não deixar barato, disparou duras críticas à falta de apoio recebido do governo do estado. “Somos uma importante cidade do sertão e também merecemos atenção do governo”.
Enfim, o clima quente ficou mesmo para as militâncias que montaram guarda em frente à rádio, onde foi realizado o debate.
Lidera pesquisa
O candidato a prefeito de Afrânio, Carlos Cavalcanti o “Carlinhos”, está ainda mais otimista após a divulgação de uma pesquisa recente na qual ele assume uma liderança confortável com 66,8% da intenção de votos. A oponente de Carlos, Lúcia Mariano, aparece com 31,5% e 1,7% da população não soube responder. A pesquisa foi realizada nos últimos dias 23 e 24 e está registrada sob o número 55/2012.
Saiu-se bem
Pesquisa feita pela empresa Arcerte mostra o prefeito-candidato de Mirandiba, Bartolomeu Tiburtino, com 60,3% das intenções de votos. Na pesquisa estimulada, Bartolomeu continua liderando com 60,5% dos votos. Nelson Pereira vem logo em seguida com 24,8%, enquanto Hailton Rodrigues ficou em terceiro lugar com 12% das respostas. Dedé de Oscar pontuou com apenas 1,3% das intenções de votos.
Encontraram-se
O candidato a prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), está feliz da vida após o encontro com o ex-presidente Lula em São Paulo. Duque esteve com Lula para uma sessão de fotos de campanha.
Faltou coragem
O vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, se pronunciou sobre a sua não-participação na campanha eleitoral. Em carta enviada ao presidente do PSDB estadual, Domingos afirma que “faltou coragem” para lhe comunicarem que ele não estaria na chapa de Júlio Lóssio.
Plano B
O ex-candidato a prefeito de Carnaíba, José Francisco, confirmou que não vai disputar a Prefeitura. Ele disse que vai partir para o plano B: “Decidimos escolher novos nomes. Minha esposa, Ione Francisco, será candidata a prefeita, com Arnaldo Alves, como vice”.
Não desanimou
Apesar de Dinca Brandino (PSB) ter tido seu registro de candidatura impugnado em Tabira, sua militância não desanimou e realizou um ato político na cidade. A juventude do grupo da situação promoveu uma carreata e parece seguir confiante.
De paraquedas
Em Araripina, o clima da eleição está cada vez mais quente. O grupo do prefeito Alexandre Arraes afirma que ele está sendo vítima de ofensas. Isso porque a oponente, Socorro Pimentel, teria dito que Arraes caiu de paraquedas na prefeitura.
Sem sombra
O candidato a prefeito de Petrolina, Fernando Filho (PSB), rebateu as críticas sobre a sombra de seu pai, o ministro Fernando Bezerra Coelho. “Respeito muito meu pai, mas ele tem as opiniões dele e eu tenho as minhas”.