Coluna da Folha:
“Perguntaram-me se eu queria esperar para inaugurar essa ponte, pois perdemos a eleição há pouco tempo. Respondi que não quero parar nada. Quero trabalhar já”.
Do deputado federal Fernando Filho (PSB), que não conseguiu se eleger prefeito de Petrolina.
A nova ordem de Serra
Passadas as eleições municipais em Serra Talhada, o assunto que domina todas as rodas de conversas políticas é o surgimento de um novo grupo político na cidade. A novidade não é tão nova assim para o prefeito Carlos Evandro (sem partido), que já se posiciona como líder da “nova ordem”.
Evandro, que já afirmou ter recebido convites do PSD e do PMDB, faz suspense sobre seu futuro político, mas não esconde as novas conjunturas que se formam na “terra de Lampião”. O prefeito também já afirmou que pretende buscar fortalecimento político através da ampliação do arco de alianças na região.
Na cidade, o novo grupo (já denominado de “ Grupo Carlos Evandro”) começa a se projetar e a aceitação futura depende muito da escolha que o prefeito fará sobre a nova legenda que irá se filiar. O que o mundo político da cidade tem por certo é que Carlos Evandro pretende bater de frente com a hegemonia, ou ‘curral’, como dizem alguns, em Serra Talhada, liderada por Inocêncio Oliveira (PR).
O ex-aliado de Inocêncio inclusive já mandou seu recado. “Eu irei atuar como voluntário e parceiro do novo governo Luciano Duque. Hoje, quer queira ou quer não, surge uma nova realidade política no município de Serra Talhada. E eu, como comandante desse novo grupo político, todas as vezes que for consultado em diversos temas administrativos do município, logicamente que vou dar minha contribuição” avisou Carlos Evandro.
Costuras
Em Afogados da Ingazeira, já se fala que as pretensões de Júnior Moura em sair candidato a deputado estadual nas eleições de 2014, podem ir por água abaixo. Fontes afirmam que a Frente Popular deve acompanhar mesmo o deputado Waldemar Borges (PSB). Tem também quem acredite que a união entre os Moura e José Patriota (PSB) não sobrevirá a um ano de mandato. Lúcia Moura é vice de José Patriota.
De futuro
Conseguir eleger um sucessor, com bons resultados nas urnas, pode ser um incentivo a mais para os prefeitos que pretendem disputar uma vaga como deputado. É por isso que o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, que conseguiu fazer sucessor com mais de 60% dos votos, já anunciou que está na lista dos prefeitos que pretendem se tornar deputados. Anchieta elegeu seu sucessor, José Mário.
Com maioria
O prefeito de Quixaba, “Zé Pretinho” (PR), conseguiu eleger oito das nove vagas de vereadores. Apenas o ex-prefeito Antônio Ramos, o Pezão (PSB), conseguiu uma cadeira no grupo de oposição.
Esclarecimentos
A justiça ouviu nesta terça (23) em Afogados da Ingazeira as testemunhas da ação ingressada pelo (PT) contra José Patriota e Lúcia Moura. A acusação é de que eles teriam oferecido a perfuração de dois poços à comunidade de Pintada, em troca de votos.
De volta
A vice-prefeita eleita de Serra Talhada, Tatiana Duarte (PSC), já retomou suas atividades como pastora na Igreja Batista Renovada. Tatiana, que é psicopedagoga e radialista, será a primeira mulher a assumir o cargo em toda história política do município.
Orgulhoso
O prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos (PSDB), comemora. Ele recebeu a Medalha do Mérito Bombeiro Militar concedida pelo governador Eduardo Campos (PSB). A cerimônia de homenagem aconteceu no auditório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Indefinida
O vereador de Araripina, Humberto Filho (PSB), garantiu que ainda não há nada oficializado com relação à eleição da Mesa Diretora. Para ele, é preciso que a bancada de situação discuta com todos os vereadores eleitos para buscar o entendimento.
Faltou gente
O município de Iguaracy foi o que obteve o maior número de abstenções na eleição municipal deste ano na região do Pajeú, com 24,71%. O segundo lugar ficou para São Jose do Egito com 21,89%.