Coluna da Folha:
“Acho que o caminho natural do prefeito é ir para o PT, e não para outro partido”.
Do deputado João Paulo (PT), sobre o futuro político do prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro.
A seca e o luto
Os prefeitos do Sertão estão desesperados com o que chamam de falta de empenho do governo em amenizar o drama da seca na região, e decidiram tomar uma atitude extrema: A partir desta segunda-feira (12) até o próximo dia 16, várias prefeituras ficarão de portas fechadas em protesto às sucessivas quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também à falta de ações estruturadoras no combate à seca.
Associações municipalistas de todo o estado estiveram dedicadas a mobilizar os gestores municipais a aderirem à greve. No Sertão do Araripe, os gestores Brivaldo Alves (Bodocó), Chico Siqueira (Ipubi) e Eliane Soares (Santa Cruz) já confirmaram o fechamento. Outras prefeituras também engrossam o protesto.
Em Serra Talhada, o prefeito Carlos Evandro explicou que alguns serviços serão mantidos. “Vamos manter os serviços essenciais como saúde, educação e limpeza urbana funcionando, pois a população não pode ser prejudicada. Entretanto, vamos parar toda a parte administrativa da prefeitura. Chega. Os municípios não suportam mais este tratamento do governo federal”, disse. Além do fechamento, alguns prefeitos prometem espalhar faixas pretas nas portas das prefeituras em forma de “luto” pela situação.
Novo capítulo
A novela envolvendo o ex-prefeito de Araripina Lula Sampaio ainda não acabou. O vereador Boba Sampaio, irmão de Lula, entrou com requerimento solicitando que a Câmara Municipal convoque Lula para prestar esclarecimentos a respeito das denúncias de irregularidades que culminaram com seu afastamento do cargo de chefe do Executivo Municipal. Boba alega que o seu irmão não teve o direito de defesa.
Com aval
O futuro político do prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, parece reservar grandes surpresas. E ao que tudo indica sua pré-candidatura para deputado federal em 2014 está muito bem encaminhada. O deputado João Paulo (PT) já afirmou que vê com bons olhos a pré-candidatura de Evandro. João Paulo citou a vitória de Luciano Duque (PT) como grande coroação da gestão de Carlos Evandro.
É o jeito
O prefeito de Tabira, Dinca Brandino (PSB), está em contagem regressiva. Ele tem apenas uma semana para repassar ao prefeito eleito, Sebastião Dias (PTB), as informações necessárias para a transição municipal.
Escalado
Mais um nome foi confirmado para a nova gestão de Tabira. O prefeito eleito, Sebastião Dias, anunciou que Flávio Marques será o secretário municipal de Administração, a partir de janeiro de 2013. Este é o quinto nome divulgado para o primeiro escalão do futuro gestor.
Até o Exército
O prefeito eleito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), está cobrando mais agilidade na construção da Adutora do Pajeú, se possível até com o envolvimento do Exército. As previsões são de que a água da Adutora chegará em Afogados somente em junho/2013.
De mal a pior
A situação da saúde pública em Petrolina vai muito mal, e ao que parece só tende a piorar. De acordo com uma denúncia do vereador eleito Ronaldo Cancão (PSL), toda a equipe de médicos e enfermeiros do Samu da cidade teria sido demitida.
Quer a cadeira
O vereador Luciano Capitão (PSB), o segundo mais votado nas eleições deste ano, já confirmou que é mesmo candidato à Presidência da Câmara Municipal de Araripina. Ele já conta com o voto declarado dos quatro vereadores eleitos de oposição.
Só 11
A promessa do candidato a vereador de Mirandiba, Célio Fotógrafo (PSB), de doar todos os vencimentos, caso fosse eleito, foi em vão. Célio não conseguiu se eleger e obteve pouquíssimos 11 votos.