Coluna da Folha: A bronca pesada do vereador de Petrolina

por Carlos Britto // 17 de fevereiro de 2022 às 07:17

Foto: Ascom CMP/divulgação arquivo

Petrolina viveu uma quarta feira diferente em seu mundo político. O vereador Gaturiano Cigano (DEM) foi abordado, na noite da última terça (15) pela Policia Rodoviária Federal (PRF). Foi constatado que o Toyota Corolla que ele dirigia apresentava uma restrição de roubo/furto. Ele estava com outras duas pessoas que se identificaram como policiais militares.

Eles eram suspeitos de participação de uma tentativa de homicídio na cidade de Mirandiba (PE), Sertão Central, ontem, por volta das 13h, com invasão da delegacia da Polícia Civil (PC) da cidade para matar o desafeto.

Dentro do veículo foram encontradas duas armas brancas; duas espingardas calibre 12; pistolas calibres 40, 380 e 9 mm; um fuzil calibre 223/556; um revólver calibre 38; e diversas munições. Todos foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil em Petrolina e, segundo informações, os detidos teriam deixado a delegacia após pagamento de fiança.

Acontece que na manhã seguinte a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Errantes, para desarticular uma organização criminosa especializada na prática de fraudes à Previdência Social.  A PF cumpriu 24 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão. Entre os mandados estariam o vereador e outros familiares.

De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de ter gerado prejuízo de cerca de R$ 60 milhões ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O valor se refere aos 420 benefícios fraudulentos constatados pela PF.

Os investigados são suspeitos de criarem pessoas fictícias para a obtenção indevida do Benefício de Prestação Continuada (BPC), valor de um salário mínimo pago pelo INSS a pessoas com mais de 65 anos e/ou portadoras de deficiência.

A organização criminosa aliciava idosos que poderiam ter direito ao benefício, fornecia documentos de identidades falsos para esses idosos, instruía os processos administrativos de concessão de benefícios com os documentos falsificados e orientava os aliciados a comparecerem nos bancos para efetuarem os saques.

Os envolvidos devem responder pelos crimes de estelionato majorado, uso de documento falso, falsidade ideológica, agiotagem e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas podem chegar a 28 anos de reclusão.

Mudou de cidade

O ex-prefeito de Bodocó (PE), Túlio Alves (DEM), anunciou que vai assumir a Secretaria de Planejamento e Gestão de Projetos de Araripina (PE), Sertão do Araripe. Utilizando suas redes sociais, Túlio garantiu que vai honrar a confiança do prefeito Raimundo Pimentel “com muito trabalho, e dessa forma contribuir com a gestão séria e comprometida que transformou Araripina e hoje conta com a aprovação de 75% da população”.

O ataque da oposição

Correndo para alavancar seu projeto ao Governo de Pernambuco, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), sofre com a vigilância da oposição. Em vídeo divulgado, o presidente do MDB no município, Daniel Alves, cobrou ao prefeito o aumento no piso salarial dos professores. “Como oposição que sou do prefeito, tenho esse papel de cobrar responsabilidade dele. Que ele cumpra o que tá previsto em lei. Também sou professor e é meu papel ainda lutar pela categoria que eu faço parte”, afirmou Daniel.

Coluna da Folha: A bronca pesada do vereador de Petrolina

  1. Petrus disse:

    Se nenhuma medida séria for tomada com relação a esse vereador, qualquer pessoa poderá justificar seus atos ilícitos dizendo que se Gaturiano pode, ela também pode. Lembrar que cigano é uma pessoa como qualquer outra, NADA merecendo mais que as outras e está sujeito à lei como qualquer outra pessoa. Lembro, ainda, que a Câmara tem um papel a cumprir para com a sociedade: abertura do devido processo de cassação do citado vereador. A impunidade desse vereador irar macular ainda mais o pau de galinheiro.

  2. Jose disse:

    Parabens ao trabalho da polícia. Todos os policiais merecem ser condecorados pelo importante trabalho em desarticular quadrilhas deste porte.

  3. Snoop disse:

    Só essa barba já deveria ser criminalizada

  4. João de Castro Souza Silva disse:

    Enquanto fraudam o INSS centenas pessoas ai tentando um beneficio e não consegue, outros são cessado beneficio com alegações descabida dos funcionários mau intencionado do INSS .
    Policia neles

  5. Flavio do N5 disse:

    Vamos ver se o restante da câmara vai se movimentar para cassar esse vereador, caso contrário, não será vergonha somente para os eleitores desse indivíduo, será vergonha para os eleitores de todos os outros vereadores, já que esses serão cúmplices desse criminoso (sim, quem comete crime é criminoso, fato).

  6. ELEITOR CONSCIENTE disse:

    Quanto a sua cassação nem se discute.

  7. Joelson Ribeiro de Souza do Nascimento disse:

    Se eles não cassar o mandato. do vereador essa casa vai envergonhar seus eleitores porquê compacto, com esses absurdos.

  8. critico disse:

    O eleitor petrolinense precisa rever seus conceitos.

  9. Lula 2022 disse:

    Adivinha qual o presidente dele…
    Isso mesmo, o mito genocida.

  10. Paulo disse:

    Falou jumento encantado do Lula ladrão

  11. Thiaro disse:

    Enviar a votação da cessação para a comissão de ética!!!

  12. REVOLTADO COM TANTOS PTRALHAS disse:

    Ula 2022! Tu podes carregar a culpa de teu pai que é LADRÃO? O LULARÁPIO! Pode porque defende u vagabundo que arruinou o país.
    Enquanto isso, BOLSONARO 2022, por onde passa, ARRASTA MULTIDÕES! E outra: NEM SABE QUE ESSE VEREADOR EXISTE!
    Mas teu pai, o LULA LADRÃO, por onde anda? ESCONDIDO, NÉ?! Porque na rua, ele não pode sair, senão o povo bota pra correr!
    VAI PROCURAR O QUE FAZER, DEFENSOR DE BANDIDO!

  13. Eleitor revoltado disse:

    Falou o sujo, do mal lavado , duas merdas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…