A relação da governadora Raquel Lyra (PSDB) com os deputados estaduais de Pernambuco vai bem, mas ainda precisará ser testada para se saber o tamanho exato dessa via de mão dupla.
Em encontro na última sexta-feira com a governadora, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), levou o recado de que os parlamentares garantem a governabilidade ao Executivo. “Foi mostrado que a governadora vai ter diálogo com a Casa. A gente vai estar junto, eu e o líder do governo (deputado Izaías Régis, PSDB), para trazer as demandas dos deputados e do povo pernambucano”, assegurou o presidente.
Já se disse que cada deputado apresentou algumas propostas e demandas de seus pleitos, mas é ingenuidade acreditar que os parlamentares que não tiverem “gestos atendidos” vão continuar apoiando o governo. A emoção da eleição e da posse passou e agora todos vão querer resultados na vida real das cobranças de suas bases
“A gente vai trazer as demandas de todas as regiões para a governadora. Ela sabe de nossa representação popular, conhece o parlamento. O governo precisa ter o diálogo com os deputados. A gente vai sentar e conversar”, afirmou o presidente da Alepe. O futuro vai contar.
Na liderança
Vice-prefeito, depois prefeito de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e no primeiro mandato, Luciano Duque, já desponta como líder do Solidariedade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). “Vou me dedicar com afinco a essa missão, que será muito importante para Pernambuco. Buscarei sempre o diálogo e o equilíbrio, fazendo valer a vontade do povo pernambucano e o desenvolvimento do Estado”. A vice-liderança do partido na Alepe ficou com o deputado estadual Lula Cabral.
Tempo integral
Muita comemoração nos municípios depois que a governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou decreto que oficializa o aumento do número de unidades de ensino para o modo integral no Estado. Serão 61 novas escolas, totalizando 635 espalhadas por todas as regiões. Só no Recife serão mais 20 unidades e mais duas em Olinda. Garanhuns, Araripina, Salgueiro, Arcoverde, Macaparana e Catende também terão duas unidades, cada. Ainda serão contemplados os municípios de Afogados da Ingazeira, Amaraji, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Bezerros, Camaragibe, Caruaru, Carpina, Cupira, Custódia, Flores, Floresta, Gameleira, Goiana, Granito, Itapissuma, Orobó, Mirandiba, Paulista, São Caitano, São José de Coroa Grande, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Panelas, Pesqueira, Timbaúba e Petrolina.
Nota dura
Em Santa Cruz do Capibaribe (PE), no Agreste, a bancada de oposição na Câmara de Vereadores divulgou nota externando “decepção e surpresa” com a atitude do vereador Gilson Julião em abandonar o grupo que lhe deu total apoio durante mais de uma década. A nota foi assinada pelos oposicionistas Demir da Saúde, Zezin Buxin, Nego Zé, Nailson Ramos, Jéssyca Cavalcanti, Zé Boi e Caetano Motos. “Esse mesmo grupo que esteve ao lado dele, quando atuou como conselheiro e até como secretário na gestão do ex-prefeito Edson Vieira. “Nossas lideranças, Edson e Alessandra Vieira, promoveram várias reuniões no intuito de que tivéssemos unidade na bancada. Infelizmente Gilson preferiu um projeto individual a uma escolha coletiva”, afirmaram.
De volta
Depois de uns dias para descansar, a coluna volta com tudo. Agradeço as diversas manifestações e pedidos para voltar logo. Saber que faz falta faz bem pra alma e incentiva. Vamos juntos!