Coluna da Folha: Aliança PT-PSB não é mais a mesma

por Carlos Britto // 08 de março de 2024 às 07:00

Foto: RBA/reprodução

A aliança histórica entre o PT e o PSB já não é mais a mesma. Agora, há a dificuldade de se fechar acordos e lugares na chapa para 2024. Os petistas querem a vice na chapa do prefeito do Recife, João Campos, mas ainda não têm candidato definido para esta missão.

Os presidentes nacionais do PSB, Carlos Siqueira, e do PT, Gleisi Hoffmann, foram à mesa discutir o assunto. No entanto, chama a atenção a prioridade dada à reeleição de João Campos.

Ao que tudo indica, a aliança entre as duas legendas no Recife estaria condicionada à indicação de um petista para a vice na majoritária do socialista.  Ou seja: as próximas eleições municipais estão se desenhando num verdadeiro teste de fogo para a aliança PT-PSB.

Mas a banda não toca exatamente no mesmo ritmo por essas bandas. O próprio presidente Lula trata o Recife diferente das demais capitais ou cidades do país. Por aqui, a amizade eterna com o ex-governador Eduardo Campos e com toda sua família remete a momentos e gestos mais carinhosos que meramente políticos. Existe uma cumplicidade e um sentimento fraternal do presidente com João Campos.

Então vamos conversar, mas muita calma nessa hora pois paciência e canja de galinha, não fazem mal a ninguém.

Desafiando a justiça

O prefeito de Jatobá (Sertão de Itaparica), Rogério Ferreira (Republicanos), parece estar em uma disputa com a justiça de Pernambuco. Em um processo judicial por abuso de poder, movido pela vereadora Dorilândia Alves, a justiça decidiu que o ato do prefeito de transferir a vereadora do seu local de trabalho para outro setor da prefeitura, sem qualquer motivação plausível, é arbitrário e ilegal. Dorilândia já obteve três decisões em seu favor. No entanto, o prefeito parece ignorar as determinações judiciais.

Encontro estratégico

Os prefeitos de Sertânia (Sertão do Moxotó), Ângelo Ferreira, e do Recife, João Campos, ambos do PSB, debateram gestão pública e estratégias de desenvolvimento municipal numa longa conversa. A reunião contou também com a presença de outros dois socialistas: o deputado federal Pedro Campos e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. A legenda defende o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Rasgando elogios

O deputado estadual Doriel Barros (PT) elogiou a prefeita Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), à frente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A gestão da petista terminou na terça, com a posse do prefeito Marcelo Gouveia (Podemos), de Paudalho (Mata Norte). Doriel aproveitou a ocasião para exaltar o papel das mulheres na política.

Ocupando lugar

O deputado federal Lucas Ramos (PSB-PE) foi eleito presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Ao agradecer a indicação do partido, Lucas comprometeu-se em dar continuidade aos trabalhos da comissão, garantindo uma gestão compartilhada com todos os membros. Ele destacou a importância do respeito “ao diferente e ao contraditório”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários