Coluna da Folha: Amupe fecha questão e apoia luta dos profissionais de Enfermagem

por Carlos Britto // 02 de maio de 2023 às 07:00

Foto: Dudu Telles/divulgação aquivo

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) desceu do muro e decidiu marcar posição na mobilização por melhores condições de trabalho e melhoria salarial dos profissionais de enfermagem. A própria presidente da entidade – a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) – reconheceu a importância desses profissionais para o bom funcionamento da saúde pública e a necessidade da aprovação da PEC 25/2022 que vai garantir o pagamento do piso para os pequenos municípios, através de um aumento de 1,5% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios em março.

A Amupe disse em nota que nunca se colocou contra qualquer piso salarial. Os municípios apenas querem transparência sobre a fonte dos recursos a serem utilizados.

Todo município gasta em média R$ 45 mil no programa de Saúde O governo federal repassa, em média, apenas R$ 12,6 mil, o que não cobre o que o município gasta por equipe.

A Amupe voltou a defender ainda o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com financiamento sustentável e em consonância com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade tem firmado conversas com  deputados pedindo a aprovação da PEC 25/2022, que está parada na Câmara. Até quando vão aguentar a conta, não se sabe.

No Panamá

A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (UB), esteve no Panamá participando do encontro sobre mulheres e políticas públicas da Rede de Mulheres da União dos Partidos Latinoamericanos (UPLA). A gestora representou o Estado e debateu o tema central com líderes de vários países da América Latina. O encontro da Rede de Mulheres teve vários painéis de discussão. Entre eles, os desafios da segurança sanitária, experiências e estratégias para garantir a saúde da população, visita ao projeto social “Correção de Santa Ana”, uso da inteligência artificial para melhorar as políticas públicas e promover o bem estar humano, prevenção da delinquência juvenil em zonas de risco social, entre outros.

Com Lula

A prefeita de Camutanga (Zona da Mata), Tallita Fonseca, a Tallita de Doda (MDB), vem se movimentando e fazendo parcerias. No último sábado a gestora entregou o estádio municipal da cidade, requalificado, com grama sintética, pintura, nova iluminação e até um vestiário. Na ocasião, a prefeita aproveitou para apresentar Lula da Fonte (PP) como o seu candidato a deputado federal.

Com Renato

O deputado federal André de Paula (PL) disse estar empenhado na evolução de sua legenda. “Nós estamos crescemos e queremos crescer ainda mais”. Ele defendeu o posicionamento do presidente municipal do PL do Recife, deputado Renato Antunes, que defendeu um amplo debate interno. “O partido estará unido e não existe veto a ninguém. Pelo contrário, temos quadros de qualidade. Isso engrandece o PL, mas vamos estabelecer um diálogo franco e construtivo”, afirmou.

Olho no olho

Em Petrolina, o prefeito Simão Durando (UB) lançou no último sábado o programa ‘Bora Petrolina’ em um bairro da cidade, que levou um conjunto de ações nas áreas da saúde, social, lazer, educação, entre outros. Além de todo o secretariado municipal, mais de 20 instituições parceiras estiveram presentes contribuindo para a efetivação de e Mobilidade. O programa tem como principal missão aproximar as comunidades da zona urbana e rural a todos os serviços essenciais da prefeitura e outros órgãos públicos e privados. O corpo a corpo está garantido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários